Aprenda a Fazer a Ovoscopia e Saiba se os Ovos estão com Filhotes

Share Button
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

A ovoscopia é um procedimento muito simples, porém muito importante para o processo de reprodução de qualquer pássaro. Através da ovoscopia podemos verificar se os ovos estão realmente galados, e caso não estejam, podemos retirar estes ovos do ninho, fazendo com que o casal de pássaros possa iniciar uma nova postura, com isso você ganhará tempo evitando que a fêmea fique chocando ovos que não irão gerar nenhum filhote.

ovoscopia

O QUE É A OVOSCOPIA?

A ovoscopia consiste basicamente em colocar os ovos contra uma fonte de luz, como lanternas ou lampadas, de preferência estando em um local escuro, com isso será possível ver o interior do ovo e por consequência a presença ou não do embrião. Você poderá fazer a ovoscopia em ovos de galinha, Canario Belga, Calopsita ou qualquer outro pássaro, desde que eles não sejam muito bravos e fiquem sempre dentro do ninho, pois isso com certeza iria atrapalhar o acesso aos ovos. Na imagem abaixo você poderá ver um ovo infértil, ou seja, não irá nascer nenhum filhote. Dá para ver claramente a gema no interior.

Como fazer Ovoscopia - Ovo Infertil

Na imagem abaixo você poderá ver um ovo fértil, note a presença de raios de sangue e o começo da formação do embrião. Além disto, quando o embrião já estiver mais formado, o ovo perderá o aspecto amarelo e ganhará um tom mais escuro. Este ovo está sendo chocado a cerca de 4 ou 5 dias, e é de um casal de Periquito Australiano.

Como fazer Ovoscopia - Ovo fertil

QUANDO E COMO FAZER A OVOSCOPIA?

A ovoscopia deve ser feita a partir do 5º dia, antes desse tempo será mais difícil visualizar o embrião. Para fazer a ovoscopia podemos utilizar qualquer fonte de luz, como as lanternas, lampadas e até mesmo a luz de uma vela. Existem algumas lanternas próprias para a ovoscopia, elas são mais finas e cumpridas, contudo elas tem um custo um pouco mais elevado. Você poderá comprar uma lanterna como esta, que está a venda em diversas lojas, e ela servirá perfeitamente. Este modelo em específico é bastante útil, pois dá para testar os ovos sem pega-los ou até mesmo abrir a gaiola, pois basta passar a lâmpada pelas grades da gaiola e fazer o teste da ovoscopia. O cabo da lanterna é bem flexível e pode ser dobrado para qualquer posição.

Lanterna para fazer teste Ovoscopia

Na próxima imagem você poderá ver o desenvolvimento de um embrião. Na imagem foram necessários 21 dias para o nascimento, mas por exemplo um Canário Belga leva de 13 a 14, portanto há diferenças no desenvolvimento de cada pássaro. Esta imagem foi retirado do Portal das Calopsitas, aproveito e agradeço a Flávia que gentilmente nos autorizou a utiliza-la.

Desenvolvimento Do Embrião de Pássaros - Teste Ovoscopia

PRINCIPAIS CAUSAS DA MORTE DE FILHOTES NOS OVOS DE PÁSSAROS

  • Causas Ambientais: Local com pouca ventilação ou sujeira e pó em excesso, acaba contaminando o ovo e matando o embrião;
  • Causas de Manejo: Pegar o ovo com a mão suja ou suada, sacudir o ovo, mudanças bruscas de temperatura. Tenha cuidado ao fazer a ovoscopia, é melhor fazer dentro do ninho, evitando movimentar em excesso o ovo;
  • Causas Nutricionais: Falta ou excesso de vitaminas, busque sempre fornecer uma alimentação balanceada;
  • Causas Infecciosas: Causadas por bactérias que podem levar a infertilidade de machos e fêmeas, ou morte de embriões no ovo, destaca-se a mycosplamose e bactérias secundárias encontradas no meio ambiente e nas nossas mãos.
    • Share Button

      Deixe Sua Opinião

      Comentários

      END; } else { //normal ads echo <<

      Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!