Saiba Tudo Sobre o Periquito-australiano

O Periquito-Australiano possui o nome científico de Melopsittacus undulatus. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Budgerigar. Com sua personalidade quente e curiosa, eles se toraram um grande animal de estimação para iniciantes na criação de pássaros e até mesmo para os mais experientes. Eles são bastante resistentes, baratos e fáceis de cuidar, por isso são presença constante em diversos lares, até mesmo nos mais humildes e simples.

foto de periquito-australiano

Distribuição do Periquito-australiano

O periquito vem da Austrália e o primeiro europeu a escrever qualquer coisa sobre esses pássaros coloridos foi John Gould. Em 1865 ele escreveu uma obra intitulada “Birds of Australia”. Na natureza, o Periquito-australiano vem do interior da Austrália, onde a paisagem é quase desértica e não há estações chuvosas regulares. Este ambiente árido dura meses e às vezes fica anos sem chover.  Nem precisaríamos dizer, mas ele é um pássaro muito resistente. Eles são ótimos animais de estimação, especialmente se eles tiverem um monte de atenção e amor.

Estas aves são naturalmente muito sociáveis, vivendo em grupos de 20 a 40 pássaros, e às vezes chegam até a 60 aves em estado selvagem. Isso faz com que não gostem de ser deixados sozinho. Portanto, se você possuir apenas um periquito e está trabalhando 8 horas por dia, pense sobre a possibilidade comprar um companheiro para ele. Você também pode deixar o animal com alguém durante o tempo que você estiver fora de casa.

Periquitos-australianos são bons animais de estimação para serem criados individualmente ou em um par ou mais, mas tenha atenção e apenas coloque um novo pássaro por vez no seu viveiro de criação.

Leia estes textos para mais informações sobre o Periquito-australiano

Existem mais de 100 variedades de cores disponíveis. Ele é encontrado principalmente na cor verde, que é a cor dos periquitos selvagens. São vários tons de azul, opalino, cinza, branco, amarelo, lutino, arlequim. Essas cores ainda se dividem em vários tons, algumas mais raras do que outras. Normalmente medem de 17 cm a 25 cm de comprimento a partir da ponta do bico até à ponta da cauda. A cauda normalmente mede de 8 cm a 11 cm de comprimento.

A média de vida do periquito é de 12 a 14 anos e eles atingem a maturidade sexual com 6 a 8 meses, sendo interessante esperar pelo menos 1 anos para eles chocarem. Com esta pouca idade,  já têm a plumagem de adulto, o que é bastante incomum entre os pássaros.

Problemas comuns ao criar o Periquito-australiano

O problema mais comum da criação de periquito-australiano seria que ele venha a arrancar as suas próprias penas. Isso geralmente é causado se o pássaro estiver sozinho e ficar entediado. Outro problema é se seu periquito estiver com uma anilha muito apertada. Neste caso um veterinário terá que removê-la (caso você tenha um pássaro registrado em alguma associação de criadores).

Se tomar cuidado básicos de higiene, o periquito  será um animal resistente e valerá bem o dinheiro e esforço gastos por você! Ele está prontamente disponível em diversas lojas de Pet Shops. Também é possivel achá-lo em criadores comuns, como vizinhos ou amigos. Ele tem um preço muito acessível, podendo ser considerado extremamente barato para comprar e também para manter em sua casa.

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários

Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x