Saiba Tudo Sobre o Beija-flor-de-papo-branco

O beija-flor-de-papo-branco tem o nome científico Leucochloris albicollis, que significa, em grego e latim, “branco e verde com papo branco”. Ele pertence à família Trochilidae e é uma ave apodiforme. Este pássaro é conhecido em inglês como White-throated Hummingbird. Esta ave não apresenta grande risco de extinção e não apresenta subespécies.

Saiba Tudo Sobre o beija-flor-de-papo-branco

Distribuição do beija-flor-de-papo-branco

Vive em grandes altitudes, tais quais a Serra Catarinense, Serra Gaúcha, Campos do Jordão e Serra do Mar, em altitudes que variam entre 300 e 1200 metros de altitude. Ele geralmente é avistado solitário. Caracteriza-se como uma ave migratória e que gosta de viver em capoeiras, bordas de matas, pomares e jardins.

Características físicas do beija-flor-de-papo-branco

Seu tamanho é de aproximadamente 10 centímetros. Ele é uma ave robusta, com garganta e peito brancos, entre os quais há uma faixa verde. Apresenta uma cor muito bonita que mistura tonalidades de azul e verde metálicos no peito e nas asas. A garganta é de um branco intenso e se destaca. A plumagem é verde-escuro, metálica e brilhante, e a região da barriga apresenta um branco em forma ovalada.

Esta ave vocaliza bastante, sobretudo os machos. Apresenta, principalmente o macho, hábitos territoriais, demarcando a área de ação para buscar alimento. Pode atacar seus semelhantes, perseguindo-os com um trinado rápido e repetido, embora raramente provoque ferimentos. Porém é frequente arrancar penas da cauda da ave perseguida. A espécie não possui dimorfismo sexual.

Alimentação do beija-flor-de-papo-branco

Alimenta-se com néctar de flores como bananeira, brinco-de-princesa, esponjinha, flor-de-são-joão, laranjeira, limoeiro, eucalipto e outros. Também pode capturar insetos durante o voo para se alimentar.

Reprodução do beija-flor-de-papo-branco

O ninho do beija-flor-de-papo-branco é construído como uma tigelinha de paina, contando com revestimento de musgos e líquens, em geral sobre um ramo horizontal ou uma forquilha. Os ninhos são colocados em árvores e arbustos a poucos metros do chão. Na época do acasalamento, o macho emite repetidos e longos trinados, pretendendo chamar a atenção das fêmeas. A ave costuma colocar dois ovos brancos, incubados apenas pela fêmea, mas que terá a ajuda do macho para poder criar os recém nascidos.

Como baixar ou ouvir cantos do beija-flor-de-papo-branco

Você pode baixar o canto do beija-flor-de-papo-branco em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor-de-papo-branco

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!