Saiba Tudo Sobre a Rola-comum

A rola-comum possui o nome científico de Streptopelia turtur e é uma ave da família Columbidae. Ela também é conhecida e alguns lugares, especialmente em Portugal, como rola-brava. Em inglês é chamada de European turtle-dove.

Saiba Tudo Sobre a Rola-comum

Distribuição da rola-comum

Esse pássaro possui quatro subespécies que são encontradas em locais distintos. Indo desde o norte da África até o Oriente Médio, na Europa, na Ásia Ocidental e no centro do Saara. Ela também é encontra com menos incidência em Portugal. Ela costumar habitar locais mais secos e ensolarados, optando por áreas mais abrigadas. Frequentemente é encontrada em florestas com arbustos, bordas de florestas, florestas com abrigos arborizados e mais uma grande variedade de tipos de florestas. Habitando também em savanas de acácia.

Essa espécie prefere estar em locais mais próximos ao solo, raramente sendo vista em alturas acima de 500 metros. Porém, em alguns locais do sul do planeta elas podem ser vistas em alturas de 1.000 a 1.500 metros de altitude.

Características físicas da rola-comum

Esse pássaro possui a plumagem da cabeça e parte inferior das costas azul-acinzentada. A parte superior das asas possuem uma mescla de laranja escuro, cinza e preto, formando uma espécie de escama. Em cada lado do seu pescoço existe um padrão como um retalho quadrado com listras pretas e brancas ou bege. Em volta dos seus olhos não existem penas, mas um pouco de pele de coloração avermelhada. Seus olhos são laranjas e seu bico é preto. Mesmo que não exista dimorfismo sexual, o macho e fêmea dessa ave podem ter leves diferenças, ora seja na sua plumagem ou no seu tamanho.

Alimentação da rola-comum

Alimenta-se principalmente de sementes e de frutos de ervas daninhas. Também pode consumir bagas, cereais, fungos, insetos, caracóis, minhocas, entre outros tipos de alimentos. É possível vê-la em busca de alimento no solo, mesmo sendo uma espécie arborícola.

Reprodução da rola-comum

O ninho dessa ave, que é uma plataforma solta, é feito a cerca de 2 metros acima do solo e são utilizados materiais como folhas, grama e raízes. Podendo ser feito tanto em árvores quanto em arbustos. A fêmea costuma pôr em média dois ovos por postura. E tanto o macho quanto a fêmea realizam a incubação que dura por volta de 14 dias. Os filhotes recebem sua plumagem 20 dias após a eclosão.

Como baixar ou ouvir cantos da rola-comum

Você pode baixar o canto da rola-comum em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da rola-comum

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!