Saiba Tudo Sobre o Periquito-catarina

O periquito-catarina possui  o nome científico de Bolborhynchus lineola. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês são chamados de Barred-Parakeet. Também são chamados de periquito-katarina ou simplesmente katarina. Ainda não é muito conhecido entre os criadores, principalmente por ser uma ave nova. A espécie vem ganhando admiradores, uma vez que muitos criadores estão começando a ficar interessados nela com a finalidade de fixar mutações de cores, especialmente a que não são encontradas na natureza, que é o verde.

Periquito-catarina

Distribuição do periquito-catarina

Podem ser encontrados em estado selvagem no México, América Central e na América do Sul.

Características físicas do periquito-catarina

O periquito-catarina normalmente atinge cerca de 15 a 18 centímetros de comprimento, quando medido a partir do bico até o final das penas do rabo. São pequenos pássaros, que normalmente pesam cerca de 50 gramas quando adultos. Quando bem cuidado, o periquito-catarina poderá viver até 10 anos em cativeiro. No entanto, existem muitos casos de catarinas que viveram por até 20 anos. Se você está planejando comprar um periquito-catarina deverá estar preparado para cuidar de seu novo amigo de penas por um tempo muito longo.

Temperamento do periquito-catarina

Quando adequadamente tratados e alimentados na mão ele poderá desenvolver uma personalidade muito doce. São aves extremamente sociais por natureza e gostam de passar um bom tempo com seus proprietários. Qualquer um que esteja interessado em comprar uma dessas aves deve se certificar de que tenha tempo de sobra para brincar e interagir com o seu novo animal de estimação.

Cores do periquito-catarina

O periquito-catarina selvagem possui a cor da plumagem em sua maior parte verde. Ele é coberto com listras pretas e verdes escuras no dorso, asas e nos lados. A lateral de baixo das asas contem um tom de cor azul e as penas do rabo são verde-escuras.

Eles têm bicos e olhos castanhos. Não são uma espécie que possua diferença entre os machos e as fêmeas. Apesar disso muitas vezes observa-se que os machos tendem a ter listras mais escuras do que as fêmeas. Quando criado em cativeiro o periquito-catarina pode exibir uma série de mutações de cores, incluindo azul, cobalto, lutino, turquesa, branco e muitos mais.

Alimentação para o periquito-catarina

Como acontece com qualquer pássaro, é importante ter certeza de que o pássaro seja alimentado com uma dieta adequada. Em geral, recomenda-se que o periquito-catarina seja alimentado com uma mistura de sementes de alta qualidade. Pode ser a mesma que é dada para o periquito-australiano, juntamente com uma variedade de frutas e legumes frescos. Isso irá aproximar da dieta que a ave teria na natureza, levando a uma melhor nutrição e redução do risco de problemas de saúde.

Brincadeiras para o periquito-catarina

Periquitos-Catarina são pássaros muito ativos. Eles gastam muita energia na natureza todos os dias, brincando e interagindo com seus companheiros. Ficam sempre buscando alimento e certificando-se de que eles não estão sendo alvo de predadores.

Em cativeiro é importante fazer o que pudermos para simular a quantidade de exercício que eles iriam fazer em estado selvagem. Desta forma é preciso um pouco de criatividade. Em geral, um periquito-catarina precisa de 3 a 4 horas de brincadeiras fora da gaiola todo dia. Desta forma eles conseguirão uma boa quantidade de exercícios. Proprietários em potencial devem se certificar de que eles são capazes de supervisionar as suas aves em uma área segura, à prova de fuga, durante estas sessões de exercícios e brincadeiras.

Periquito-catarina como animal de estimação

Beleza, inteligência e um temperamento amigável não são as únicas razões que fizeram com que muitas pessoas optassem por comprar uma catarina. Mas com certeza são alguns dos motivos pelo qual aqueles que os amam continuam a manter as espécies ao longo dos anos.

Conhecido por ser um pequeno, porém divertido animal de estimação, o periquito-catarina é altamente social e se tornam um membro muito divertido da família. Sempre estão dispostos a passar o tempo brincando com seus companheiros humanos.

Periquito-catarina é barulhento?

Apesar de não ser conhecido por fazer muito barulho, vale a pena mencionar que eles, como todos os pássaros de bicos curvos, são “papagaios” e, como tal, eles têm a capacidade de produzir vocalizações bastante barulhentas. Eles também podem ser bons falantes. As pessoas têm se encantado ao longo dos anos com a sua capacidade de acumular um impressionante vocabulário de palavras humanas.

Baixar ou ouvir o canto do periquito-catarina

Você pode baixar o canto do periquito-catarina em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquito-catarina

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!