Saiba Tudo Sobre o Periquito-cabeça-de-ameixa

O periquito-cabeça-de-ameixa, ou simplesmente cabeça-de-ameixa, possui o nome científico de Psittacula cyanocephala. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Plum-Headed Parakeet.

Periquito-cabeça-de-ameixa

Distribuição do periquito-cabeça-de-ameixa

Eles são oriundos da Índia, Paquistão, Sri Lanka e das terras circunvizinhas. Prosperam nas florestas e áreas florestais onde fazem das árvores seu habitat. Existem alguns relatos de pássaros que são capazes de sobreviver em uma variedade de climas em todo o mundo.

Características físicas do periquito-cabeça-de-ameixa

Ele é uma ave de tamanho pequeno a médio. Tipicamente atingem até 30 centímetros de comprimento da cabeça à cauda. Tem que ter em conta que uma boa parte do seu comprimento pode ser atribuída as suas longas e finas penas do rabo.

Como muitos pássaros de bico curvo membros da família dos periquitos e papagaios, o periquito-cabeça-de-ameixa podem viver por um tempo muito longo. Embora o seu tempo médio de vida seja geralmente entre 15 e 20 anos, as aves de estimação em cativeiro, quando adequadamente tratadas, foram capazes de viver por até 30 anos ou mais.

Se você está pensando em comprar um periquito-cabeça-de-ameixa definitivamente deverá preparar-se para tomar conta de seu pássaro por um longo tempo. É melhor pensar que seu pássaro irá viver o seu tempo máximo de vida.

Diferenciando machos e fêmeas

Existe dimorfismo sexual nesta espécie. Por isso é relativamente fácil descobrir quais são os machos e fêmeas maduros através da cor de sua plumagem. O corpo de ambos os sexos é principalmente verde, com tons diferentes que ocorrem no peito, abdômen, costas e asas. Os machos têm a cabeça de coloração vermelha-arroxeada e possuem um anel preto em torno de seus pescoços.

As fêmeas de periquito-cabeça-de-ameixa apresentam penas azul-cinza na cabeça, e não têm o anel preto no pescoço. Em vez disso, muitas possuem penas amarelas em torno de seus pescoços.

Comportamento do periquito-cabeça-de-ameixa

Os periquito-cabeça-de-ameixa geralmente são relatados como sendo aves calmas, sociais e afetivas com seus proprietários. Eles são relativamente quietos para um periquito. Assim eles podem ser uma boa opção para aqueles proprietários de aves que vivem em apartamentos ou estão bem próximos de seus vizinhos.

Quando são alimentados a mão os filhotes de periquito-cabeça-de-ameixa-ameixa tornam-se muito mansos e formarão um vínculo forte com seus donos. É importante para aqueles que não têm experiência com estes pássaros, no entanto, entender que muitos dessas aves irão passar por uma fase difícil durante a sua adolescência.

Esta fase está estritamente relacionada com os hormônios. Você não deve pensar que está será a personalidade que o pássaro terá quando atingir a maturidade. Nessa fase eles podem beliscar, fazer mais barulho e até mesmo evitar o contato com os donos. Lembre-se que aves que são manipulados diariamente vão alcançar os maiores níveis de mansidão e de ligação com os seus proprietários.

Alimentação do periquito-cabeça-de-ameixa

Assim como outros periquitos, o cabeça-de-ameixa ficará melhor em cativeiro se forem alimentados com uma dieta composta de uma mistura de sementes de alta qualidade e ração. Essa comida poderá ser complementada diariamente com produtos frescos, como frutas e legumes.

Estas aves gostam de variedade em suas dietas. Não deixe de experimentar o oferecer alimentos como couve, verduras, frutas e até mesmo pimentas. Os pássaros não têm a capacidade de sentir os sabores “quentes” como os humanos, por isso muitos deles adoram as pimentas picantes além de consumir as sementes dentro delas.

Brincadeiras para o periquito-cabeça-de-ameixa

Ele é uma ave muito ativa na natureza por isso em cativeiro eles devem possuir uma área de exercícios e brincadeiras. Estes pássaros devem dispor de um mínimo de 3 a 4 horas fora de suas gaiolas a cada dia, em um local seguro, que seja a prova de fugas. Devem ser supervisionadas por seus proprietários durante este tempo para evitar acidentes e lesões. Isso faz com que quem esteja interessado em possuir uma destas aves deva se certificar de que possui muito tempo disponível para gastar com seu animal de estimação.

Qualquer periquito asiático pode ser desafiador para se lidar durante os períodos hormonais. Passado esta fase os periquitos-cabeça-de-ameixa são excelentes animais de estimação, especialmente para quem procura informações sobre como para criá-los.

Como baixar ou ouvir cantos de periquito-cabeça-de-ameixa

Você pode baixar o canto do periquito-cabeça-de-ameixa em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquito-cabeça-de-ameixa

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!