Você tem dúvidas sobre como cuidar do periquito? Antes de conseguir um, você precisa saber bem o que deve fazer para dar a ele uma boa qualidade de vida e fazê-lo feliz.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como cuidar do periquito, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Como cuidar do periquito?
Cuide do ambiente
Aves domésticas têm uma casa dentro da outra. Ou seja, não é apenas importante escolher e preparar bem sua gaiola, mas também o ambiente onde você vai colocá-la. Sua casa é a casa dele, mas a gaiola dele também!
Para preparar seu ambiente da melhor maneira possível, aqui estão algumas dicas:
- O tamanho da gaiola é o primeiro aspecto a considerar. O primeiro cuidado é a quantidade de espaço que ele terá dentro de sua gaiola, para que ele possa se mover e voar sem ficar sobrecarregado.
- Escolha uma gaiola sem revestimento de plástico ou ele pode cortá-la e comê-la, colocando em risco sua saúde.
- Barras cruzadas são essenciais para que eles se apoiem para descansar. Se você colocar várias espessuras diferentes, você os ajudará a desenvolver os músculos das pernas.
- Algo essencial que deve estar na gaiola é o alimentador e uma pedra para afiar o bico. Além disso, você pode colocar balanços e brinquedos para entretê-los. Eles são muito alegres e ativos!
A localização ideal de uma gaiola do periquito é alta, em um lugar tranquilo e longe de fumaça, temperaturas extremas, umidade e correntes de ar.
Cuide da alimentação
Outro cuidado para o periquito (e qualquer animal de estimação) que você não deve esquecer é a comida, é a base da saúde deles. Para ter certeza de alimentar seu periquito corretamente, não se esqueça:
- A base da sua dieta são sementes, mas ele também precisa de frutas e vegetais frescos todos os dias. Além disso, eles devem sempre ter água fresca disponível.
- Não lhes dê alimentos expirados, pois eles terão perdido seus nutrientes e vitaminas.
- Entre dois e quatro meses de idade, os periquitos aprendem a reconhecer as frutas e vegetais que comem. É ótimo! Ele saberá se você lhe der maçã, alface…
- Lave e corte bem frutas e vegetais sempre em pedaços pequenos. Se não, será muito difícil para ele comê-los.
- Remova frutas e vegetais que não foram consumidos durante o dia todas as noites, porque não é conveniente para ele comê-los quando eles já estão estragados, pode ser ruim para ele! É melhor renová-los e dar-lhes frescos todos os dias.
- Distribua a comida em várias doses por dia, por exemplo, de manhã e à tarde.
- Tenha em mente que algumas plantas e frutas são tóxicas, como cipreste ou abacate.
- Dê a ele um complexo vitamínico para fortalecer suas defesas durante a muda de penas.
Gostou de saber mais sobre como cuidar do periquito? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!