Saiba Tudo Sobre o Periquito ring-neck

O periquito ring-neck possui o nome científico Psittacula Krameri. Ele pertence a família Psittacidae, sendo chamado em inglês de Rose-ringed parakeet. Também é conhecido como ringneck, periquito-de-colar, periquito-de-colar-rosa ou periquito rabo-de-junco. É possível encontrar 4 sub-espécies (Parvirostris, Krameri, Manillensis e Borealis). Eles foram criados e admirados por conta de sua beleza desde os tempos antigos. Eles são periquitos grandes, procurados especialmente por sua forma, beleza, capacidade de falar, inteligência e capacidade de treinamento, além de também serem relativamente fáceis de reproduzir em cativeiro.

Periquito-ring-neck

O ring-neck tem sido considerado a um bom tempo como um dos favoritos entre os amantes de pássaros! Não existem muitas combinações de cores que podem ser produzidas, e isto é um desafio divertido e fascinante para muitos criadores! Algumas pessoas acabam o confundindo o Periquito-alexandrino.

Características físicas do periquito ring-neck

O periquito ring-neck pertence ao gênero Psittacula. Eles são conhecidos como periquitos de colar, ou com anel no pescoço. Possuem uma característica distintiva, que é a de ter um colar ao redor da cabeça, ou uma faixa bastante evidente que atravessa a área do queixo dos machos.

A coloração normal do ring-neck macho é o verde, com a parte de baixo do abdômen tendo uma cor um pouco mais leve, e parte posterior da cabeça com um tom azulado. O anel é preto, e circula a área do “queixo” e ao longo da bochecha. Na nunca este anel fica cor de rosa com um pouco de azul.

As penas centrais da cauda são azuladas, com algumas penas verde amarelo caídas. As penas da cauda exteriores são verdes. A cor da mandíbula superior do bico é vermelho-laranja e da mandíbula inferior é preta. Através da criação doméstica do ring-neck tornou-se possível ter uma grande variedade de cores ou mutações disponíveis.

Periquito Ring Neck azul

Os filhotes macho e a fêmea de ring-neck não tem o anel preto, colar cor de rosa ou a coloração azul na parte de trás da cabeça. Os filhotes também têm um bico cor de rosa e coral, com a ponta pálida. Um ring-neck filhote ficará com a sua plumagem de adulto após a sua segunda muda de penas completa, com cerca de 3 anos de idade. Estas aves podem crescer até chegar a um comprimento aproximado de 40 centímetros.

O periquito ring-neck-africano é muito semelhante em coloração ao Ringneck-Indiano. A principal diferença é a coloração do rosto e o colar rosa, que são menos chamativos nos machos africanos. Eles também têm um bico menor, com a mandíbula superior sendo vermelho escuro, ficando praticamente preto na ponta. Embora o Ringneck-africano tenha um corpo menor, mais curto do que o ring-neck-indiano, eles têm uma cauda mais longa, e na média podem atingir até 44 centímetros de comprimento.

Alimentação do periquito ring-neck

Alimentos e água frescos sempre devem ser fornecidos diariamente. Na natureza, os ring-necks comem uma grande variedade de sementes, bagas, frutas, flores e néctar. Na sua casa, além desses alimentos, você também pode oferecer legumes e rações comerciais.

Eles também gostam de alimentos nutritivos dos humanos, como por exemplo frango cozido e outras comidas que alguns donos normalmente dão, porém isso não é muito aconselhável. Feijão, arroz e grãos cozidos também são apreciados. Lembre-se que alimentos macios como estes acabam estragando rapidamente, então deixe na gaiola por no máximo por 4 horas. Uma barrinha de sementes também irá deixar seu pássaro muito feliz.

Gaiolas e acessórios para o periquito ring-neck

Uma gaiola espaçosa é altamente necessária, afinal eles são periquitos grandes e que precisam de um bom espaço para voar e se exercitar. Uma gaiola para um casal de ring-neck deverá ter cerca de 1 metro de meio de largura, por 1 metro de altura. Caso você tenha espaço e dinheiro sobrando, seria interessante comprar uma maior, com cerca de 2 metros de comprimento, especialmente se você for acasalar o ring-neck.

Existem muitas gaiolas especificas para aves que ficam mansas, como por exemplo as calopsitas, e você pode utilizá-las com seu periquito ring-neck. Elas tem grandes portas e até mesmo poleiros do lado de fora, desta forma a ave consegue sair e brincar. Se seu ring-neck for manso, essa poderá ser uma boa opção de compra.

Periquito Ring Neck Amarelo

O cuidado básico com a gaiola para ring-neck inclui a limpeza e troca diária da água, alimentos e utensílios usados. Semanalmente você deve lavar todas as poleiros e brinquedos sujos. Já o fundo da gaiola pode ser lavado a cada duas semanas, ou antes se ficar muito sujo. Uma limpeza e desinfecção completa do viveiro deve ser feita anualmente, substituindo tudo que estiver muito gasto, como tigelas antigas, brinquedos e poleiros.

Comportamento do periquito ring-neck

Na natureza o periquito ring-neck vive em bandos e são muito sociáveis. Eles têm uma natureza agradável, mas podem desenvolver o hábito de gritar se forem importunados. Ele é muito inteligente! Além de aprender a falar, esses periquitos são conhecidos por serem bons para aprender truques novos. Alguns aprenderam a contar miçangas em um fio de corda, rodar uma vareta sobre a sua cabeça, tocar um sino, e pegar objetos.

Lembre-se que periquitos são aves muito energéticas! Além de voar, que é importante para todos os pássaros, estas aves gostam de mastigar e roer! Tenha certeza que você irá deixar vários brinquedos de madeira para eles mastigarem, além de poleiros, argolas e balanços.

Periquito Ring Neck Reprodução

Reprodução do periquito ring-neck

Ao contrário de muitos outros periquitos, o ring-neck não forma vínculos vitalícios entre o casal. Isso até mesmo facilita a sua criação. Se você fizer o acasalamento em um viveiro coletivo deixe vários ninhos a disposição. Reforçando, você deve colocar mais ninhos do que casais. Os casais então escolherão aquele que mais lhe agradar. Uma vez que o ninho tenha sido escolhido, a fêmea irá botar de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias e os filhotes começarão a sair do ninho com cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

O principal problema para se criar o ring-neck é com relação ao forte grito que eles podem dar. Isso poderá deixar seus vizinhos um pouco “chateados”, especialmente se for muito cedo. Você pode comprar um periquito ring-neck em diversas lojas e Pet Shops, ou diretamente de criadores, e os preços são razoáveis.

Saiba Tudo Sobre o periquito ring-neck

Canto do periquito ring-neck

O ring-neck consegue fazer algumas imitações, mas basicamente seu canto são “gritos simples”. Você pode baixar o canto do periquito ring-neck em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquito ring-neck

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!