Criar periquitos ou qualquer outro animal em casa é uma grande responsabilidade, tenha em mente que não é um hobby! Você terá que assumir sua responsabilidade de cuidar e o alimentar todos os dias. Mas como criar periquitos em casa?
Para ajudar você a entender mais sobre como criar periquitos em casa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Entenda um pouco sobre as espécies
Se você ainda não tem seu parceiro. obviamente não terá como criar periquitos em casa, não é mesmo? Então terá que ir a uma loja para conseguir um casal misto. É aconselhável que eles não sejam muito velhos, mas também não muito jovens; no mínimo, eles já deveriam ter completado seu ano de vida.
Há aves com maior capacidade de reprodução do que outras. Além disso, essa capacidade é herdada, portanto, se o seu parceiro for um bom criador, seus filhos também serão.
Isso não tem nada a ver com a capacidade reprodutiva, mas leva em conta a cor da plumagem, já que também influenciará os filhotes:
- Cores dominantes: verde, azul, violeta.
- Cores recessivas: amarelo, branco.
Como nós, periquitos têm preferências. Apenas reunindo um casal misto não é garantido a reprodução! Se eles não gostam um do outro, não se assuste.
Eles podem lutar, então você terá que separá-los! Mas será apenas temporário; se você fizer isso com um separador na gaiola ou se usar gaiolas separadas, elas acabarão sentindo falta um do outra e se darão melhor. Então as possibilidades de reprodução aumentarão.
As melhores dicas para saber como criar periquitos em casa
Como sabemos se temos um casal adequado e disposto a se reproduzir? Eles terão o comportamento típico de um casal:
- Eles vão arranhar um ao outro;
- Eles se darão pequenos beijos;
- A comida é compartilhada. Geralmente é o macho que alimenta a fêmea, mas também pode ocorrer ao contrário. Se a fêmea aceita comida, é um sinal de que ela o considera um casal estável. Além disso, é sua maneira de verificar as habilidades paternas do outro periquito!
Esse comportamento de casal não os levará a ter um bebê, desde que você não coloque um ninho. O ninho é necessário para criar periquitos. Dessa forma, se você quiser ter um parceiro misto sem filhos, basta não adicionar um ninho a gaiola.
O ninho para criar periquitos
O ninho mais recomendado e fácil de encontrar para criar periquitos é o ninho de madeira. Deve ser espaçoso o suficiente para abrigar a mãe e seus filhotes, não escolha um muito pequeno! Para se ter uma ideia, um tamanho apropriado seria 15x25x15.
Na parte de trás deve haver um buraco de cerca de 4 cm de diâmetro para que os pintos e seus pais possam entrar e sair livremente. Sob esta entrada/saída há uma barra que facilita o acesso do periquito dentro e fora da caixa de ninho.
Não é aconselhável colocar mais de um par e ninho por gaiola. Se você tem um aviário grande, certifique-se de colocá-los longe o suficiente um do outro para não causar conflitos. Além disso, se você colocar mais ninhos do que o necessário, evitará brigas entre casais.
Gostou de saber mais sobre como criar periquitos em casa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!