Saiba Tudo Sobre o Diamante-estrela

O diamante-estrela possui o nome científico de Neochmia ruficauda e é uma ave da família Estrildidae, assim como a diamante-mandarim e o bavete. Em inglês e também no Brasil esse pássaro é conhecido como star finch. Seu comportamento social é bastante amigável, tanto com os da sua mesma espécie quanto com aves de outra espécies, podendo conviver de forma harmoniosa com elas.

Saiba Tudo Sobre o Diamante-estrela

Distribuição do diamante-estrela

O diamante-estrela é um pássaro de origem australiana, geralmente encontrado ao norte da Austrália e também na Austrália Ocidental. Ele está associado a locais onde exista água e pequenas árvores. Este pássaro possui uma boa capacidade de se adaptar em diferentes locais.

Características físicas do diamante-estrela

Dentre as características dessa ave podemos citar seu tamanho que geralmente varia de 8 a 10 centímetros. Sua coloração é predominantemente bege, sendo mais claro na região do peito e a plumagem da sua cabeça é na cor vermelha ou laranja, formando uma espécie de máscara. Vale ressaltar que existem mutações dessa espécie, gerando aves de diferentes colorações.

Só é possível distinguir o macho da fêmea quando o filhote possui mais de um mês de vida. E fazer essa distinção não é complicado pois o macho possui uma máscara maior em sua cabeça.

Alimentação do diamante-estrela

Esta ave possui uma alimentação a base de pequenos insetos como larvas de moscas e especialmente por sementes. Ele não e muito exigente quanto a alimentação e conseguem se alimentar de outros produtos, tais como espigas de milho e frutas.

Reprodução do diamante-estrela

O star finch faz a postura de 4 a 5 ovos em cada ninhada. Tanto o pai quanto a mãe cuidam de fazer o ninho e ambos também chocam os ovos de forma alternada. O tempo de incubação demora no máximo 14 dias. Eles gostam de ficar em locais tranquilos, longe de barulhos, durante o período de acasalamento. Os pais alimentam bem os seus filhotes para que eles cresçam rapidamente.

Com pouco menos de um mês os filhotes já começam a mostrar as primeiras plumagens mas só estarão prontos para começar a vida sozinhos com cerca de 40 a 50 dias de nascidos. A gaiola para reprodução e o ninho podem ser os mesmos utilizados para o periquito-australiano.

Como baixar ou ouvir cantos de diamante-estrela

Você pode baixar o canto do diamante-estrela em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de diamante-estrela

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!