Saiba Tudo Sobre o Mergulhão-de-pescoço-ruivo

O mergulhão-de-pescoço-ruivo possui o nome científico de Podiceps grisegena e é uma ave que pertence a família Podicipedidae. Essa ave é conhecida em alguns locais que falam português como mergulhão-de-pescoço-vermelho ou mergulhão-de-faces-brancas e em inglês é chamado de red-necked grebe.

Saiba Tudo Sobre o Mergulhão-de-pescoço-ruivo

Distribuição do mergulhão-de-pescoço-ruivo

Ela ocorre nas regiões temperadas do hemisférios norte e é uma ave migratória. Costuma habitar lagos de água doce que sejam rasos, baías de grandes lagos, pântanos, entre outros. Durante o inverno prefere estar em mar aberto ou em grandes lagos. Eles gostam de locais que tenham uma vegetação emergente, pois é onde fazem o seu ninho.

Características físicas do mergulhão-de-pescoço-ruivo

Possui um bico grande, reto e afiado. No período de reprodução essa ave costuma ter o pescoço ruivo, o topo da cabeça preto e as bochechas num tom acinzentado ou branco. Já o adulto que que não está em fase de reprodução tem o pescoço e as bochechas acinzentadas. Durante a fase de reprodução ela apresenta um comportamento agressivo. São aves, geralmente, solitárias, apesar de grupos dessa ave poderem ser encontrados durante o inverno no Atlântico.

Alimentação do mergulhão-de-pescoço-ruivo

A alimentação desta ave é bastante variada pois costuma ter em seu cardápios insetos aquáticos, crustáceos, peixes, anfíbios e também alguns moluscos.

Reprodução do mergulhão-de-pescoço-ruivo

As aves dessa espécie costumam nidificar em vegetações emergentes, sendo que, em específico,este costuma reproduzir-se em pequenos lagos no interior do Canadá e no Alasca. Durante o inverno ele costuma acasalar ao longo de ambas as costas da América do Norte. O casal defende o seu território de reprodução, ora seja abrindo as asa, ora seja levantando suas cabeças.

A fêmea põe entre 1 a 9 ovos por postura e o tempo de incubação pode ir de 22 a 24 dias, havendo um revezamento entre macho e fêmea nessa função. Ambos os pais alimentam os filhotes e eles ficam nas costas dos pais até por volta dos 15 a 17 dias após a eclosão.

Como baixar ou ouvir cantos do mergulhão-de-pescoço-ruivo

Você pode baixar o canto do mergulhão-de-pescoço-ruivo em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do mergulhão-de-pescoço-ruivo

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!