Saiba Tudo Sobre a Calopsita

A Calopsita, cujo nome científico é Nymphicus hollandicus pertence a família Cacatuidae. Em em inglês é chamada de Cockatiel. Ela é um pássaro muito inteligente e curioso, possuindo uma personalidade feliz e natureza calma. Esses pequenos e atraentes papagaios com certeza irão te conquistar em pouco tempo, te enchendo de amor e atenção!

Saiba Tudo Sobre a Calopsita

Essas características fazem com que elas sejam facilmente domesticados e treinadas. Junte isso com uma natureza muito delicada e você terá um animal de estimação que as crianças poderão ter e cuidar com segurança. Em seu habitat natural, o interior árido da Austrália, a calopsita costuma viajar em bandos, sempre procurando os lugares que possuem seus alimentos.

Ela pode ficar temporariamente na vegetação rasteira do deserto, mas sempre buscarão estar perto de uma fonte de água, como riachos e rios. Quando sua fonte de alimento acaba, elas vão seguir em frente e procurar novos lugares.

Distribuição da calopsita

Todas as calopsitas são nativas da Austrália e vivem em regiões subtropicais e temperadas. Elas são encontradas na maior parte da Austrália, exceto nas áreas costeiras. São considerados parte da família das Cacatuas. Como membro desta família, exibem suas bonitas cristas eréteis, bem como suas colorações de penas e seus comportamentos de reprodução.

Características físicas da calopsita

Calopsitas jovens são mais finas e magras do que os adultos e não possuem todas as penas da cabeça. As aves jovens atingem o tamanho de adulto com cerca de 9 meses, embora elas começam a fazer a muda com cerca de seis meses, continuando a trocar de penas todos os anos.

Quando adulta pesará de 80 até 110 gramas, e terá cerca de 30 centímetros do bico à ponta da cauda. O adulto geralmente tem penas e bico mais escuros. As calopsitas  machos geralmente têm as penas da cabeça mais brilhantes e amareladas, e manchas na bochecha, bem como cristas maiores. A maioria das calopsitas vivem de 12 a 14 anos, embora possam chegar a viver de até 25 anos.

Leia estes textos para mais informações sobre a calopsita

Problemas comuns da calopsita

É fácil de manter a boa saúde de uma calopsita, pois elas são muito resistentes. No entanto, há sinais de doença de pássaros que você deve saber. Você deverá se preocupar com a saúde de suas calopsitas se elas ficarem inativas, com as penas eriçadas, ou se mostrar quaisquer sinais de perda de peso. A perda de peso poderá ser rápida e fatal.

Algumas das doenças e lesões comuns que as calopsitas podem ter são asas ou pernas quebradas, cortes e feridas abertas, ficar com bicos e unhas grandes, dor nas patas, muda encruada, penas encravadas, perda de peso, insolação, choque, concussões, ovos atravessados, indigestão, doenças nos olhos, ácaros, lágrimas excessivas, resfriados, tumores, psitacose, coccidiose, bócio, bacterianas, aspergilose, conjuntivite, constipação, diarreia, artrite e reumatismo.

Preço da calopsita

Você pode facilmente encontrar calopsitas a venda na sua cor cinza silvestre, bem como em diversas outras mutações. As Calopsitas são um dos papagaios mais baratos para se comprar, portanto o preço da Calopsita é bem acessível, sendo encontrado por cerca de R$100,00 ou menos.

Logicamente existem preços bem maiores, como no caso de calopsitas mansas, da calopsita cara branca ou da calopsita arlequim. O governo Australiano instituiu uma grande proibição sobre a exportação desses pássaros em 1994, portanto, todas as calopsitas vendidas no Brasil devem ser criadas em cativeiro.

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários

Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x