A principal causa da diarreia em canário-belga é a contaminação através da má alimentação. Alimentos azedos ou estragados além claro de água suja são os principais culpados.
A diarreia pode ser causada por fungos, bactérias, parasitas e estresse, além de outros motivos. Por conta disso o ideal seria levar a ave para um veterinário.
Mas como sabemos, nem sempre temos um a disposição. Por isso você deve estar pronto para ajudar o seu canário-belga a passar por este momento difícil.
As dicas abaixo valem para qualquer pássaro!
Sintomas da diarreia em canário-belga
Os sintomas característicos da diarreia em canário-belga são fezes líquidas de cor amarela-esverdeada, falta de apetite que leva ao emagrecimento, inflamação e acumulo de fezes grudadas na região da cloaca.
Além disso o canário-belga tende a ficar quieto em um canto da gaiola e diminui o canto. Se ele tiver uma infecção mais forte, que não for combatida, poderá acabar morrendo.
Tratamento da diarreia em canário-belga
Primeiramente você deverá revisar a alimentação que está sendo oferecida aos seus pássaros. Veja se os alimentos são de boa qualidade e se estão frescos.
Você também pode cortar o excesso de penas sujas na cloaca e lavar o local com água morna. Existem diversos remédios para tratar a diarreia.
Por exemplo, a Neo Sulmetina SM, que é um antibiótico. Antes de dar para seu pássaro leia e siga as recomendações da bula. Você poderá comprar diversas vitaminas para pássaros aqui.
Você deve evitar dar alface para seus pássaros, uma vez que esta verdura tem a capacidade de liberar o intestino.
Ao ministrar os remédios não espere que seu canário-belga melhore da noite para o dia, eles podem demorar um pouco mais de tempo para se recuperar devido as suas características físicas.
Esta é uma das doenças de pássaros que pode ser evitada com um bom manejo sanitário de sua criação. A diarreia é uma doença tão perigosa quanto a megabacteriose.