Você deve ficar atento caso o seu pássaro esteja ficando boa parte do dia com uma das patas levantadas.
Faça uma inspeção visual e tente ver se tem algo anormal. Caso você não consiga ver nada, pegue-o com as mão para poder fazer uma análise mais precisa.
Mosquitos, farpas ou sujeiras nos poleiros, bem como gaiolas com mau acabamento são alguns dos fatores que podem causar ferimentos na pata de pássaros.
Lembre-se porém que boa parte dos pássaros tem o costume de dormir apoiado em uma das pernas apenas, portanto, a noite, este é um comportamento normal.
O canário-belga é muito susceptível a ter ferimentos na pata, portanto tenha uma atenção especial com ele!
Sinais característicos de ferimentos na pata
Se você notar que a pata do seu pássaro está avermelhada, inchada ou quente, pode ser que alguma inflamação esteja começando no local.
Neste caso vá até uma loja de produtos veterinários e compre uma pomada anti-inflamatória. Siga a risca a prescrição da bula.
Quais produtos posso usar para curar ferimentos na pata
Existem diversas marcas de pomadas disponíveis. As mais usadas para curar ferimentos na pata são a Fibrase e o Nebacetin.
Elas são usadas em seres humanos, mas você poderá usar uma destas duas nos seus pássaros.
Caso a inflamação na pata esteja em um estado muito avançado você também poderá ministrar um antibiótico diretamente no bico do pássaro.
Como tratamento complementar poderá colocar 3 gotas de Complexo B na água de beber. Se tiver algum corte, passe Iodo no local.
Posso fazer o tratamento em casa?
Vale lembrar que o ideal é procurar um médico veterinário sempre que os pássaros apresentasse alguma doença ou ferimento. Mas essa não é a realidade da maioria do Brasil.
É difícil encontrar especialistas em aves e em algumas cidades é difícil até mesmo encontrar um veterinário.
As dicas que apresentamos aqui no site Casa dos Pássaros servem como ajuda para quem está em alguma das situações acima.
Você poderá seguir as dicas tranquilamente, contudo não podemos garantir resultados positivos.