Como Amansar Calopsita Arisca

Amansar um filhote é muito mais fácil do que amansar uma calopsita arisca e adulta. Mas com muita paciência e carinho, e após algumas bicadas levemente doloridas, é possível ter um pássaro manso. Enquanto estiver amansando sua ave você poderá aproveitar para colocar alguns assobios para sua calopsita.

Como Amansar Calopsita Arisca

Como amansar calopsita arisca

Uma das melhores formas de amansar calopsita arisca é colocando a gaiola em que a ave está próxima de você. Procure não fazer movimentos bruscos que possam assustá-la. Aos poucos vá se aproximando, converse com a ave e ofereça algo que ela goste. Sementes de girassol ou um pedaço de verdura são boas opções. Repita este procedimento diversas vezes ao longo do dia. Com o passar dos dias a calopsita irá acostumar com você, não mais se espantando ou ficando brava quando você estiver por perto.

Dicas para amansar calopsita arisca

Aos poucos você irá começar a ganhar a confiança do pássaro. Para isto é importante que o local aonde você esteja fique o mais tranquilo possível. Qualquer susto pode fazer com que ela fique ainda mais arisca e arredia. Quando ela começar a comer a semente, procure fazer carinho em seu corpo ou na cabeça, sempre com calma e de forma lenta, deixando que ela perceba seus movimentos.

Quanto mais tempo, paciência e calma melhor. Após a aceitação do carinho você pode partir para o próximo passo. Quando for trocar a água e/ou comida, tente colocar a mão próxima aos pés dela, e veja se a calopsita irá subir em seu dedo, ou se ficará nervosa. Aos poucos ele irá aceitar melhor esta aproximação e acabará cedendo.

O próximo passo e soltar a Calopsita e tentar ficar com ela em seu dedo, no ombro, ou simplesmente andando pela sala. Nesta fase é importante que você esteja em um local seguro, longe de fogão aceso, vasos sanitários, ventiladores de teto ligados ou qualquer objeto que possa feri-la caso ela se espante. Outra coisa importante é deixar portas e janelas fechadas, assim ela não terá como fugir de sua casa.

Será fácil amansar a calopsita?

Como já foi dito podem acontecer algumas bicadas. Elas podem chegar a tirar sangue, porém é importante que você saiba superar esta “agressão”. Gritar e brigar não vão adiantar em nada. Pelo contrário, só irá atrapalhar todo o processo que está sendo feito. Os machos são mais fáceis de serem amansados mas nada impede que você tente com uma fêmea. Lembre-se que uma calopsita mansa precisa de carinho e atenção, sendo que algumas podem querer ficar andando atrás de você pela casa, não gostando de ficar sozinhas ou em gaiolas..

A melhor forma de se amansar calopsita arisca é não deixar que ela fique arisca! Ou seja, começar o trabalho quando ela ainda é um filhote. Neste período fica mais fácil ganhar a confiança do pássaro. Ele também não consegue voar facilmente, portanto seu trabalho será bem menor. Veja como amansar calopsitas filhotes.

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários

Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x