Saiba Tudo Sobre o Periquito-alexandrino

O periquito-alexandrino possui o nome científico de Psittacula eupatria. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Alexandrine-parakeet ou Alexandrian-parrot. Acredita-se que tenham sido os primeiros papagaios a serem trazidos para a Europa, pelas mãos de Alexandre, o Grande e seus legionários. Daí ganharam o seu nome.

Periquito Alexandrino

Distribuição do periquito-alexandrino

Ele é originário da Índia, Paquistão, leste do Afeganistão, ilhas de Andamão e Tailândia.

Características físicas do periquito-alexandrino

Muitos Periquitos-alexandrino atingem um comprimento de até 60 centímetros. Grande parte desse comprimento é por conta de suas longas e elegantes penas da cauda. Eles têm um corpo fino, que é típico dos periquitos asiáticos, mas mesmo assim são um pouco mais encorpado do que outros da região, como o periquito-ring-neck.

Um periquito-alexandrino de estimação, quando bem cuidado, pode viver por até 40 anos em cativeiro. Devido a este compromisso a longo prazo, é extremamente importante que os potenciais proprietários tenham certeza que eles têm o tempo e os recursos necessários para cuidar de uma dessas aves antes de levar uma para casa.

O periquito-alexandrino fica manso?

Irão se tornar mansos, especialmente se forem alimentados manualmente, ficando amorosos e afetuosos. Para isso é importante adquirir um filhote de periquito-alexandrino, o que facilitará o trabalho. Alguns criadores notam que eles têm uma tendência a tornar-se aves de “uma pessoa apenas”. Desta forma criam uma ligação forte ao seu membro da família favorito. Chegam até mesmo a evitar os outros moradores da residência.

Como outros periquitos asiáticos, muitos alexandrinos passam por uma fase hormonal difícil durante a adolescência.  Essa pode ser uma difícil época para os proprietários de aves menos experientes. Nessa fase eles costumam atacar, beliscar, morder, gritar, e ficam com uma certa resistência geral a interação com os donos.

No entanto, com a socialização adequada e um pouco de paciência, eles irão conseguir passar por esta situação e irão desfrutar completamente da vida com seus donos. Estas aves são muito inteligentes e são conhecidos por serem excelentes faladores, tornando-os animais de estimação muito populares.

Periquito-alexandrino macho ou fêmea?

O periquito-alexandrino possui diferenças entre machos e fêmeas. Os machos adultos exibem vários tons de verde por todo o corpo, com um anel preto e rosa ao redor de seus pescoços. As fêmeas de periquito-alexandrino apresentam a mesma coloração, sem os anéis do pescoço. Os machos e as fêmeas têm uma mancha rosa profunda no topo das suas asas.

Como todas as espécies de periquitos, uma alimentação equilibrada é muito importante para um periquito-alexandrino de estimação. A maioria deles se darão bem com uma dieta composta de ração e sementes, que pode ser encontrada facilmente no mercado, e complementado com frutas e legumes frescos.

Atividades para o periquito-alexandrino

Estes periquitos são aves muito ativas, e precisam de muito exercício para manter sua saúde física e emocional. Um grande gaiola de vôo é preferível para estas aves, já que eles precisam de muito espaço para ser capaz de se mover sem danificar suas longas e bonitas penas de cauda.

Um periquito-alexandrino deve dispor de um tempo mínimo de 3 a 4 horas por dia para poder esticar, brincar e se exercitar fora de sua gaiola. Este tempo de brincadeira deve sempre ser supervisionado e em uma área segura, “à prova de pássaros”, pois eles são muito curiosos e podem ter problemas se forem deixados à própria sorte.

Os proprietários de Periquitos-Alexandrinos recomendam que sejam fornecidos muitos brinquedos seguros para ele brincar e mastigar. Estas aves inteligentes se cansam rapidamente. Se eles se cansarem de seus próprios brinquedos irão procurar por outros. Eles acabaram usando o que estiver disponível em seu ambiente.

Conhecido por sua beleza, inteligência e excelentes habilidades de fala. Isso fez com que eles se ele têm se tornado muito popular como animal de estimação ao longo dos anos. Eles eram reservados como animais de estimação para a nobreza e as elites, se tornando assim altamente considerados por muitos como um dos melhores papagaios de estimação disponíveis.

Os Alexandrinos podem ser muito barulhentos, por isso eles provavelmente não são uma boa opção para aqueles que vivem em estreita proximidade com os vizinhos. Suas vozes poderosas podem se escutadas a longas distâncias, e isso pode ser um desafio para que ele seja mantido em um apartamento. Além disso, eles precisam de muito espaço para sua grande gaiola, e de uma área de lazer segura. Recomenda-se que os potenciais proprietários avaliem a sua situação de vida atual antes de comprar um periquito-alexandrino.

Como baixar ou ouvir cantos de periquito-alexandrino

Você pode baixar o canto do periquito-alexandrino em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquito-alexandrino

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!