Saiba Tudo Sobre o Papagaio-de-cabeça-amarela

O papagaio-de-cabeça-amarela possui o nome científico de Amazona oratrix. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Double Yellow-Headed Amazon, Yellow-Headed Amazon ou Yellow-Headed Parrot. Ele tem como origem as Américas do Sul e Central. São aves bem grandes, medindo cerca de 40 centímetros de comprimento do bico à ponta das penas da cauda. Se bem cuidados sua expectativa de vida gira em torno de 60 ou mais anos.

papagaio-de-cabeça-amarela

Ele pode se tornar um maravilhoso animal de estimação, muito carinhoso e afetuoso. Para isso acontecer é indicado que ele tenha sido alimentado manualmente e criado a desde cedo. Altamente talentoso e possuidor de habilidades incríveis para falar, este papagaio é uma ave encantadora, que adora ser o centro das atenções.

Assim como muitos papagaios eles podem passar pelos problemas causados pelos hormônios da adolescência, antes de atingirem a maturidade sexual. Acabam ficando meio arredios, beliscando e gritando em excesso. Por esta razão eles são recomendados para os proprietários de aves mais experientes e que terão calma para superar esta fase.

Características físicas do papagaio-de-cabeça-amarela

Ele é principalmente verde e apresentam penas amarelas brilhantes em suas cabeças e rostos. Possui ainda alguns toques de amarelo e vermelho nas bordas frontais das asas.

Alimentação do papagaio-de-cabeça-amarela

Como todos os papagaios da Amazônia o Cabeça-amarela se dará muito bem com uma dieta composta por uma ração de qualidade. Ela pode ser suplementada com uma mistura de sementes e porções diárias de frutas e legumes frescos. Uma dieta fresca e variada ajudará a garantir que o seu pássaro tenha uma nutrição de 1ª qualidade.

Cuidados com o papagaio-de-cabeça-amarela

Eles são propensos a ganhar peso e por isso é importante que eles tenham espaço para se exercitar todos os dias. Se você quer ter um papagaio-de-cabeça-amarela deverá ser capaz de dar-lhe no mínimo de 3 a 4 horas fora de sua gaiola, todos os dias. Isso permitirá que o pássaro consiga queimar o excesso de calorias e esticar seus músculos. Também irá proporcionar a estimulação mental que é tão necessária para eles.

O papagaio-de-cabeça-amarela está ameaçado de extinção na natureza. Mesmo assim são aves de estimação muito populares. Eles são criados por diversos proprietários em todos os cantos do mundo. Sua alta inteligência, belas cores, e personalidades encantadoras os colocam entre as espécies de papagaio mais amadas e procuradas.

Comportamento do papagaio-de-cabeça-amarela

papagaios prosperam com interação social e eles precisam disso para se manterem saudáveis e felizes. As aves que são negligenciadas frequentemente desenvolvem padrões de comportamento destrutivo e depressão. Isso poderá se manifestar em vários problemas físicos e emocionais.

É importante que os proprietários de um papagaio-de-cabeça-amarela tirem um período de tempo a cada dia para ter uma interação próxima com seu pássaro. Procure estabelecer e manter um vínculo saudável com a ave.

Se forem alimentados à mão os papagaios-de-cabeça-amarela ficarão muito mansos, amorosos e afetuosos. Como falamos anteriormente, muitos passam por uma fase agressiva durante a adolescência, e nela alguns proprietários podem não conseguir manipular a ave. Às vezes essa fase pode durar até dois anos.

Proprietários em potencial devem lembrar que se eles comprarem um papagaio-de-cabeça-amarela estarão assumindo os cuidados de uma criatura que é tão inteligente e emocional como uma criança humana. Essas aves podem viver mais de 60 anos se forem bem cuidadas, então a compra deve ser pensada com muita calma e atenção.

Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-de-cabeça-amarela

Você pode baixar o canto do papagaio-de-cabeça-amarela em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do papagaio-de-cabeça-amarela

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!