Saiba Tudo Sobre o Uirapuru-verdadeiro

O uirapuru-verdadeiro é uma espécie peculiar da Amazônia. Ele possui o nome científico de Cyphorhinus arada, pertence a família Troglodytidae e em inglês é conhecido como Musician Wren. Popularmente é conhecido como uirapuru, arapuru, guirapuru, rendeira, tangará , virapuru, músico, corneta, músico da mata e irapuru. Conheça as outras espécies de uirapurus.

Canto do Uirapuru-verdadeiro

Distribuição do uirapuru-verdadeiro

Pode ser encontrada nas Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil, em ambas as margens dos rios Amazonas, Solimões, Madeira, Tapajós, Xingu, Negro, Juruá e Purus. Habitam o interior da mata alta, em matas de terra firme e florestas de várzea.

Características físicas do uirapuru-verdadeiro

A ave tem aproximadamente 13 centímetros. A cabeça é castanho avermelhado. Ele possui um colar preto amarronzado com listras brancas pelos ombros e região superior das costas. A região posterior das costas é mais escura com menos castanho avermelhado do que a cabeça. A região dos ouvidos, garganta e peito são marrom alaranjado. O ventre é amarelado claro, não há dimorfismo sexual e os filhotes de uirapuru-verdadeiro são semelhantes aos adultos. Possui um bico preto e pés marrons acinzentados.

Alimentação do uirapuru-verdadeiro

Se alimentam de pequenos invertebrados, como insetos, crustáceos, piolho de cobra, aranhas, aracnídeos, formigas de correição e também frutas.

Reprodução do uirapuru-verdadeiro

O período de acasalamento vai de setembro a outubro e este período dura em torno de apenas 15 ou 20 dias no ano . Os ninhos são feitos com folhas secas e gravetinhos, ficando bem camuflado em meio a natureza. Eles constroem o ninho com uma entrada que impede a chuva. A fêmea de uirapuru-verdadeiro põe de 2 a 4 ovos brancos por temporada, e o período até a eclosão é de 15 dias. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que depois de saírem do ninho, permanecem no bando até que se tornem adultos.

Lenda do uirapuru-verdadeiro

A lenda do uirapuru-verdadeiro se deve ao fato deste acompanhar bandos mistos para obter mais alimentos. Como esta ave um canto encantador, a população da região acredita que os outros pássaros são enfeitiçados por seu canto e levados para o interior da floresta.

Canto do uirapuru-verdadeiro

Seu canto é sensacional, porém costuma cantar apenas na época de acasalamento, no restante dos dias apenas gorjeia ou chama. A melodia é composta por uma série de estrofes relativamente curtas, bem variadas e rápidas, essa estrofes possuem um fundo ventríloquo do qual nascem tons de clarineta ou flauta, em parte em saltos altos, como uma sexta ou até mesmo uma oitava e todas as notas estão ligadas. Fazendo desta ave a mais bela sinfonia da Amazônia.

Como baixar ou ouvir cantos de uirapuru-verdadeiro

Você pode baixar o canto do uirapuru-verdadeiro em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do uirapuru-verdadeiro

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!