A arara-vermelha é uma ave da família Psittacidae, cujo nome científico é Ara chloropterus, sendo conhecida em inglês como Red-and-green Macaw.
É conhecida popularmente como arara-verde, arara-vermelha-grande, araracanga, aracanga, arara-macau, ararapiranga e macau.
Distribuição da arara-vermelha
A arara-vermelha é nativa das florestas do Panamá, Paraguai, Argentina e Brasil. No Brasil pode ser encontrada da Amazônia até oeste do Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Seu habitat é em matas de beira de rios em florestas tropicais, cordilheiras e capões no Pantanal.
Características físicas da arara-vermelha
Ela mede em torno de 90 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1 quilo e meio. Não há dimorfismo sexual.
Sua plumagem predominante é vermelha, parte da região das narinas e as bochechas é de pele nua branca.
Ocasionalmente os machos podem ter penas esverdeadas atrás da cabeça.
A parte mediana das asas é verde, as penas primárias são azuis, sendo que as mais externas, azuis escuro.
A parte mais baixa das costas, a anca e a região coberta pelo rabo são azuis.
A parte de cima do rabo é vermelho intenso com as pontas azuis. O bico é curvo e forte, de cor cinza claro e com as bordas preta. A íris é amarelo-claro e seus pés são cinzas escuros.
Os filhotes têm o rabo mais curto, a íris marrom escura, a parte inferior do bico bem mais clara e a plumagem sem brilho.
Somente aos 20 meses de vida os filhotes adquirem a plumagem de adulto.
Alimentação da arara-vermelha
Consome frutos como cinamomo, amêndoa, manga, jequitibá, figo, capixingui, canjarana, farinha-seca, canafístula, guarita, amendoim-bravo, jerivá, coco-de-espinho, pera, manga, laranja, maçã, ameixas, banana e mamão.
Flores, brotos novos de folhagens, além de verduras e legumes como couve, pepino, milho verde, cenoura e também nozes, amendoins, sementes de trigo, aveias e sementes brotadas estão em seu cardápio.
Em criações é necessário oferecer uma fonte de vitamina e suplementos minerais (especialmente D e B), proteína animal composta de camarão seco, ovo, carne de galinha e ossos.
Quando a arara-vermelha escolhe uma árvore frutífera, promovem uma grande derrubada de frutos, deixando o solo forrado de frutas parcialmente comidas, dando oportunidade para outros animais apreciar o alimento.
Existem excelentes alimentos para araras, todos com nutrientes balanceados que realmente irão ajudar a ave a crescer forte e saudável.
Reprodução da arara-vermelha
Elas são monogâmicas. Tornam-se maduras sexualmente aos 4 ou 5 anos de idade, porém não são todos os períodos reprodutivos que os casais acasalam.
Os ninhos são feitos em coqueiros ou palmeiras mortas, nos ocos de árvores altas de troncos grossos e raramente usam buracos ou fendas fundas em precipícios de pedra calcária. Costumam usar o mesmo ninho regularmente.
Normalmente a fêmea de arara-vermelha fará a postura de 02 a 04 ovos, que são incubados por 27 a 28 dias. Podem realizar até duas posturas por temporada.
Após o nascimento o filhote de arara-vermelha receberá os cuidados de ambos os pais por um bom período, até que esteja completamente desenvolvido e pronto para viver por conta própria.
Conheça também o gavião-caracoleiro, outra linda ave presente no Brasil.
Saiba Tudo Sobre a arara-vermelha
Como baixar ou ouvir cantos da arara-vermelha
Você pode baixar o canto da arara-vermelha em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.