Saiba Tudo Sobre o Periquitão-maracanã

O periquitão-maracanã é uma espécie de ave da família psittacidae, da qual fazem parte a arara e o papagaio. Seu nome cientifico é Psittacara leucophthalmus e esse pássaro tem como uma de suas principais características o seu canto que possui uma sonoridade extremamente estridente. Ele é conhecida por diferentes nomes, dependendo da região, tais como maritaca, araguaí, aratinga, aruaí ou maracanã-malhada. Em inglês ele é conhecido como White-eyed Parakeet.

Saiba Tudo Sobre o Periquitão-maracanã

Distribuição do periquitão-maracanã

Por ser uma ave que se adapta aos mais variado ambientes, inclusive os modificados pelos homem, o periquitão-maracanã ocorre em todo o Brasil. Ele pode ser encontrado em cidades e florestas, principalmente em áreas de terras baixas. São aves extremamente barulhentas e podem ser encontrados em pares ou em bandos grandes, contendo, geralmente, cerca de 35 pássaros ou até mesmo mais do que isso.

Características físicas do periquitão-maracanã

Quando adultos pesam cerca de 160 gramas e medem aproximadamente 30 centímetros. A coloração da sua plumagem é predominantemente verde, sendo que o seu pescoço e os lados da sua cabeça possuem pequenos detalhes na cor vermelha. A parte debaixo de suas asas possuem cores vermelhas e amareladas, o que faz com que essa ave acaba chamando muita atenção quando está voando. Sua cabeça é no formato oval na cor verde e a sua íris é na cor laranja.

Mesmo sendo pássaros barulhentos, são discretos quando movimenta-se pelas árvores, fazendo movimentos cautelosos. De modo geral eles dormem em bandos, exceto no período de reprodução, quando o casal se isola dos demais. Por ser uma espécie dócil, ela acaba por estar listada no comércio ilegal de aves.

Alimentação do periquitão-maracanã

Quanto a alimentação desse pássaro ela é composta basicamente de sementes, insetos, verduras frescas e também de frutos.

Reprodução do periquitão-maracanã

O casal normalmente faz o seu ninho em ocos de árvores. Também existem registros de que o periquitão-maracanã pode nidificar debaixo de telhados. Nesse caso eles se tornam silenciosos, saindo do ninho e voltando sem que ninguém o perceba. Barrancos e palmeiras de buriti também já foram utilizados. A fêmea põe seus ovos diretamente sobre o solo do local, já que, como a maioria das aves dessa espécie, eles não coletam materiais para fazer seu ninho.

Como baixar ou ouvir cantos do periquitão-maracanã

Você pode baixar o canto do periquitão-maracanã em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquitão-maracanã

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!