A tiriba-de-testa-vermelha possui o nome científico de Pyrrhura frontalis e é uma ave da família Psittacidae.
Ela também é conhecida como tiriba, Cara-suja (por causa da plumagem de cor opaca ou bege em algumas áreas do seu corpo), Tiribinha, Fura-maro, entre outros. Em inglês ela é chamada de Maroon-bellied Parakeet.
Distribuição da tiriba-de-testa-vermelha
Ela ocorre em países como Argentina, Uruguai e Paraguai. Também é encontrado em alguns estados do Brasil, como no Sul do Mato Grosso e da Bahia até o Rio Grande do Sul.
Geralmente é encontrada em matas de araucária e na Mata Atlântica. Esse pássaro costuma ser encontrado em bandos contendo entre 10 a 40 pássaros.
Considera-se muito raro encontrar essa tiriba voando por aí, sozinha.
Por conta da destruição do seu habitat ele tem sofrido muito para encontrar um local seguro e adequado para viver.
Essa ave apresente duas subespécies: Pyrrhura frontalis frontalis e Pyrrhura frontalis chiripepe, sendo que ambas são encontradas no Brasil.
Características físicas da tiriba-de-testa-vermelha
Esta tiriba mede aproximadamente 28 a 30 centímetros e pesa cerca de 90 gramas.
Sua plumagem é predominantemente verde, sendo que do lado da cabeça sua plumagem é de cor parda, de onde vem o seu nome “cara-suja”.
A parte inferior do seu abdômen é na cor vermelha, do mesmo jeito que a ponta da sua cauda. Já o seu peito é na cor bege e as penas nessa região possuem o formato de escamas.
O seu bico é escuro. Não é possível identificar o macho e a fêmea da Tiribinha por meio de características físicas, já que ambos são semelhantes.
Alimentação da tiriba-de-testa-vermelha
A tiriba-de-testa-vermelha gosta de alimentar-se principalmente de insetos, frutas pequenas, castanhas e também de sementes. Apesar disso nada impede que ela se alimente também de frutas maiores.
Algo bem interessante dessa ave é que enquanto come ela costuma se equilibrar de cabeça para baixo nos galhos das árvores.
Em criações o comum é oferecer rações próprias para periquitos.
Reprodução da tiriba-de-testa-vermelha
Esse pássaro costuma fazer seu ninhos em ocos de árvores. A fêmea põe entre 3 a 4 ovos por postura. Eles serão chocados por ela por aproximadamente 30 dias.
Depois que o ovo choca, tanto o pai quanto a mãe cuidam dos filhotes, sendo o pai o maior responsável por trazer comida para eles.
Veja também mais informações sobre a codorniz-de-gambel.
Saiba Tudo Sobre a tiriba-de-testa-vermelha
Como baixar ou ouvir cantos da tiriba-de-testa-vermelha
Você pode baixar o canto da tiriba-de-testa-vermelha em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.