A gralha-cancã possui o nome científico de Cyanocorax cyanopogon. Ele pertence a família Corvidae e em inglês é chamada de White-naped Jay.
Esta gralha também é conhecida como cancão (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia) e Quem-quem.
Distribuição da gralha-cancã
É uma ave endêmica do Brasil. Tipicamente encontrada nas zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas.
Aos poucos está ganhando a região Sudeste, para onde está indo devido ao desmatamento do seu habitat natural, tendo sido visto nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Preferem viver em pequenos grupos com 3 a 9 indivíduos cada.
Eles são muito territorialistas, defendendo com muita força e coragem o seu território, contra qualquer tipo de invasão por parte de outras aves da mesma espécie.
Eles têm preferência por viver próximo a fontes de água. Mas também conseguem sobreviver em locais que não possuam fontes de água permanentes.
Características físicas da gralha-cancã
É uma grande ave, com linda coloração branca e preta, com linhas azuis que marcam a sua “sobrancelha” e “olheira”.
É uma ave muito inteligente e que consegue tramar diversas estratégias para conseguir capturar seu alimento.
Além disso também é muito curioso e barulhento, dando alarme sempre que vê ou escuta algo suspeito na mata, avisando a todos.
Este comportamento defensivo é especialmente desencadeado quando ele encontra uma cobra, quando começam a dar gritos diferenciados, de modo a avisar todos da presença do predador.
Alimentação da gralha-cancã
Ela é onívora, ou seja, come de tudo. Em seu cardápio estão artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactáceas, até mesmo à ração de animais domésticos, como galinha, se tiver acesso a ele.
Também come pequenos roedores, cobras, peixes e até mesmo outras aves menores.
Possui um comportamento bem interessante, já que costuma pegar alimentos que não comerá na hora, como frutos e sementes, vindo a enterrá-los em um local distante ou então em ocos de árvores.
Nem sempre ela consegue se lembrar do local do esconderijo, desta forma ela se tornou uma excelente dispersora de sementes.
Reprodução da gralha-cancã
A fêmea de gralha-cancã ira construir seus ninho em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, colocando folhas secas no interior, para que fique mais macio.
Em seguida fará a postura de 3 ou 4 ovos, que serão chocados por aproximadamente 17 dias. Ela contará com a ajuda do macho para cuidar dos filhotes de gralha-cancã.
Canto da gralha-cancã
Esta gralha possui um canto alto, como se estivesse “falando” “cancã” inúmeras vezes.
Além desse canto padrão, ela consegue vocalizar uma grande variedade de cantos, que podem significar alerta, chamado, reprodução, entre outros.
Também tem a capacidade de imitar outras aves e é considerada a voz da caatinga. Confira outras espécies de gralhas.
Saiba Tudo Sobre a gralha-cancã
Como baixar ou ouvir cantos de gralha-cancã
Você pode baixar o canto da gralha-cancã em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.