Saiba Tudo Sobre a Codorniz-de-gambel

A codorniz-de-gambel possui o nome científico de Callipepla gambelii e é uma ave da família Odontophoridae. Também é conhecida como colim-de-elmo ou perdiz-de-gambel e em inglês é chamada de Gambel’s Quail. Ela recebeu esse nome em homenagem a William Gambel, um naturalista e explorador americano do século 19.

Saiba Tudo Sobre a Codorniz-de-gambel

Distribuição da codorniz-de-gambel

Essa espécie de codorna habita as regiões desérticas dos Estados Unidos e do México, tais como os estados de Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México, Nevada, Utah, Texas e Sonora, assim como também pode ser encontrada no Novo México, na fronteira entre Chihuahua e a região do Rio Colorado, na Baixa Califórnia. E o deserto de Sonora é o local preferido dela. Porém, mesmo estando em locais mais secos, concentra-se perto de fontes de água.

Características físicas da codorniz-de-gambel

Essa ave é reconhecida facilmente por causa do seu topete com uma pena, além de sua plumagem marrom no topo da cabeça. Esta plumagem está presente apenas no macho. A parte debaixo do seu corpo possui uma plumagem que se parece com escamas e as suas asas são uma mescla de marrom e branco. A cor cinza-azulada é predominante no restante do seu corpo.

As pernas dela são compridas e sem penas, enquanto que suas asas são curtas e arredondadas. Essa espécie de codorna pode ser confundida com a codorniz-da-califórnia, devido a sua plumagem.

Alimentação da codorniz-de-gambel

A alimentação consiste basicamente de sementes e folhas, mas ela pode também se alimentar de brotos de plantas, especialmente durante a primavera, e de insetos. Durante a vida adulta, essa ave tem as sementes como sua alimentação principal, porém, os filhotes costumam alimentar-se mais de insetos. Elas costumam se alimentar no chão, no entanto, também podem subir em árvores baixas a fim de procurar frutos e folhas, por exemplo.

Reprodução da codorniz-de-gambel

A fêmea põe em média 10 ovos por postura. Em alguns casos, o ninho é dividido entre 2 fêmeas. O tempo de incubação é de aproximadamente 24 dias, sendo que apenas a fêmea é que irá chocar. No mesmo dia em que sai do ovo o filhote passa a acompanhar os pais. Aos 10 dias os filhotes já podem voar a curtas distâncias. Geralmente, acontece um ninhada por ano, contudo, se não houver escassez de alimentação, podem ocorrer duas.

Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-de-gambel

Você pode baixar o canto da codorniz-de-gambel em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da codorniz-de-gambel

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!