A codorniz-da-califórnia possui o nome científico de Callipepla californica e é uma ave pertencente à família Odontophoridae.
Também é conhecida como perdiz-da-califórnia e em inglês é chamada de california quail.
Encontrada na Califórnia, o que explica o seu nome, essa espécie de codorniz é bastante comum por lá, mas nem por isso é fácil de ser avistada, já que é bem discreta.
Distribuição da codorniz-da-califórnia
Essa ave é encontra principalmente na costa oeste dos Estados Unidos, especialmente na Califórnia.
É possível encontrá-la em bordas de florestas, em matagais, parques, em locais de área semidesértica, em florestas abertas de carvalhos, em bosques de pinos e também próximos córregos. Ela costuma evitar locais montanhosos.
Características físicas da codorniz-da-califórnia
Uma de suas principais características é o seu topete curvo na cor preta. Sua cauda é longa, assim como as suas asas, já seu pescoço é curto.
A plumagem da sua barriga mescla cinza, marrom claro e possui salpicos brancos. Enquanto que a plumagem da parte superior do seu corpo é cinza e marrom claro ou num tom ferrugem.
Se for perturbada ou se sentir-se ameaçada ela fará um voo explosivo e rápido, com um bater de asas ligeiro e um tanto barulhento.
O que distingue o macho e a fêmea é que o macho possui a cabeça preta com listras brancas, enquanto que a fêmea possui a cabeça na cor marrom.
Eles passam a maior parte do tempo no chão, no entanto quando surgem predadores ele fogem rapidamente. Costumam viver em bandos, se isolando do grupo no período de reprodução.
Alimentação da codorniz-da-califórnia
Costuma alimentar-se de sementes, de frutas e também de flores.
Eles também pode ter sua dieta composta por caracóis e pequenos insetos como besouros, lagartas e diplópodes, assim como uma variedade de plantas tais como ervas daninhas, folhas e brotos secos.
Reprodução da codorniz-da-califórnia
A fêmea costuma colocar entre 13 a 14 ovos, no entanto, é possível encontrar cerca de 28 ovos em um ninho, isso porque as vezes elas podem dividir o mesmo ninho.
A incubação é feita apenas pela fêmea e leva em média 22 dias. O filhote desta codorniz deixa o ninho um dia após a eclosão. Os cuidados do filhote ficam a cargo da mãe, enquanto o macho cuida de proteger o ninho.
Conheça também o mergulhão-de-cara-branca.
Saiba Tudo Sobre a codorniz-da-califórnia
Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-da-califórnia
Você pode baixar o canto da codorniz-da-califórnia em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.