Saiba Tudo Sobre a Galinha d’angola

A galinha d’angola possui o nome científico de Numida meleagris e é uma ave pertencente a família Numididae, sendo conhecida em alguns locais como capota, guiné, cocá, faraona, capote, galinhola, pintada, picota, cacuê, fraca e sacuê. Ela também é conhecida pelo nome em inglês de Helmeted Guineafowl.

Saiba Tudo Sobre a Galinha d'angola

Distribuição da galinha d’angola

Essa ave é originaria da região sul do Saara, na África. No Brasil ela foi introduzia na época da colonização portuguesa, no entanto, sua incidência aqui é baixa, sendo encontrado apenas em pequenos bandos ou em quintais de sítios. Ela também foi introduzida em outros países.

Geralmente elas são encontradas em bandos, onde existe um líder que fica vigiando enquanto as outras se alimentam. Elas irão se alimentar apenas depois de ter certeza que o local está seguro. Porém, na época de reprodução o casal de isola dos outros, retirando-se para o bosque, onde costumam nidificar.

Características físicas da galinha d’angola

Ela é uma ave grande, medindo em média 56 centímetros e pensando cerca de 3 quilos. Suas principais características são o corpo grande e redondo e a sua cabeça pequena. Existem galinhas d’angola com vários tipos de cores, porém a mais conhecida é a de plumagem cinza-escuro com bolinhas brancas, conhecida como pedrês. Existe ainda a variedade branca e a pampa (que é cruzamento da pedrês com a branca).

É uma ave extremamente agitada, arisca e barulhenta, por conta disso muitas pessoas acabam utilizando-a ela como ave de alarme. O seu grito, que parece que ela está dizendo “tô fraco”, sendo inconfundível.

Alimentação da galinha d’angola

Sua alimentação é composta basicamente de frutas, grãos, sementes, também de insetos e pequenos repteis. Os filhotes, nos primeiros meses de vida, costumam se alimentar de lesmas, caso tenham a chance de capturá-los.

Reprodução da galinha d’angola

Essa espécie de galinha costuma nidificar em depressões do solo, sendo que a fêmea põe entre 6 a 12 ovos, com tempo de incubação de aproximadamente 30 dias. Para chocar os ovos as mães costumam empilhar seus ovos, sendo que apenas os que estão em cima são chocados. As galinhas d’angolas são conhecidas por não serem boas mães. Quando os filhotes saem do ovo eles já conseguem seguir a mãe na busca de alimentação.

Como baixar ou ouvir cantos da galinha d’angola

Você pode baixar o canto da galinha d’angola em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da galinha d’angola

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!