Saiba Tudo Sobre o Mergulhão-de-pescoço-castanho

O mergulhão-de-pescoço-castanho possui o nome científico de Podiceps auritus e pertence a família Podicipedidae. Ele é conhecida em alguns locais como mergulhão-de-penachos e em inglês é chamado de Horned Grebe. Não foram encontradas subespécies dessa ave até o presente momento.

Saiba Tudo Sobre o Mergulhão-de-pescoço-castanho

Distribuição do mergulhão-de-pescoço-castanho

No inverno essa ave costuma ser encontrada em águas salgadas, tanto em baías costeiras quanto em margens expostas, sendo que é encontrado com menos frequência em água doce. No período de reprodução ele preferem estar em locais de águas abertas e com vegetação pantanosa.

Características físicas do mergulhão-de-pescoço-castanho

Ele é um tipo de mergulhão pequeno, seu pescoço é grosso, seu bico é preto e sua cabeça é meio quadrada. No período de reprodução sua plumagem muda, ficando com o pescoço e o ventre de cor ruivo, o dorso e a cabeça dessa ave ficam pretas e surge uma mancha amarela em cada lado do seu rosto que vai da região dos olhos até a parte de trás da cabeça.

Os adultos em fase não reprodutiva possuem uma plumagem na cor cinza-escuro com branco na parte inferior do rosto e pescoço. Quando esse mergulhão está com sua plumagem de inverno pode ser confundido com o mergulhão-de-pescoço-preto, sendo que a única coisa que pode ajudar a distinguir ambos é que a sua face é mais branca e também sua cabeça que é diferente.

Alimentação do mergulhão-de-pescoço-castanho

O tipo de alimentação desta ave varia conforme a estação do ano. No verão ele se alimenta principalmente de crustáceos e insetos, os quais caça debaixo d’água. Já durante o inverno costuma se alimentar de peixes, crustáceos também, moluscos e insetos.

Reprodução do mergulhão-de-pescoço-castanho

São territoriais em seus locais de nidificação. Eles também realizam cortejos para as fêmeas antes do acasalamento. O macho e a fêmea constroem o ninho na vegetação pantanosa. Eles utilizam material úmido para a nidificação e o ninho fica ancorado a vegetação que emerge da água. A fêmea põe em média 4 ovos por postura e o tempo de incubação é de até 25 dias, sendo que tanto o macho quanto a fêmea participam do processo. Os filhotes são alimentados por ambos também. Depois da eclosão os filhotes já podem acompanhar os pais e, na maioria das vezes, costumam andar nas costas deles.

Como baixar ou ouvir cantos do mergulhão-de-pescoço-castanho

Você pode baixar o canto do mergulhão-de-pescoço-castanho em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do mergulhão-de-pescoço-castanho

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!