Saiba Tudo Sobre o Tico-tico

O tico-tico, cujo nome científico é Zonotrichia capensis, pertence a família Passerellidae e em inglês é conhecido como Rufous-collared Sparrow. É uma ave tão popular quanto o Pardal aqui no Brasil, sendo facilmente encontrado em áreas urbanas, especialmente as que ainda não possuem grandes populações de Pardal.

Saiba Tudo Sobre o Tico Tico

Ele possui diversos nomes regionais. Também sendo conhecido por Maria-judia, Salta-caminho, Jesus-meu-deus, titiquinha, ticão, gitica, mariquita-tio-tio, tiquinho, toinho e piqui-meu-deus.

Ele pode ser encontrado em uma grande variedade de habitats. Indo desde o extremo sudeste do México até a Terra do Fogo, evitando apenas florestas muito densas. O tico-tico é um dos pássaros mais “atacados” pelo Chupim, que é famoso por botar seus ovos no ninho dos tico-ticos.

Características físicas do tico-tico

Este pássaro mede de 13,5cm a 15cm de comprimento. Quando adultos eles ficam com um corpo compacto e atarracado. Sua cabeça é cinza com largas listras pretas que vão desde o início do bico até a nuca, e listras mais finas que passam pelos olhos e abaixo das bochechas, apresentando ainda um pequeno topete.

Os lados da nuca e do peito são de uma cor cinza esbranquiçada e a parte superior é preta com listras amarelo-marrom. O bico é cônico e forte, com a garganta tendo a cor branca. Os filhotes de tico-tico são mais pardos, com cores mais apagadas e sem as marcações dos adultos. Existem cerca de 25 a 29 subespécies.

Alimentação do tico-tico

A sua alimentação é basicamente composta por sementes e grãos. Ele também pode comer insetos, como besouros, grilos, cupins e larvas, além de pequenas frutas. É possível vê-lo em bandos de alimentação compostos por diversas espécies, especialmente os locais aonde os seres humanos colocam sementes e quirela, de modo a atrair uma grande variedade de pássaros.

Ele tem uma característica muito interessante durante a sua alimentação. Normalmente dá “pulos”, buscando retirar a folhagem do chão para ter acesso aos alimentos do solo. Até mesmo se estiver em um local liso e limpo, como uma laje de cimento, costumam fazer tal ato.

Acasalamento do tico-tico

A época de reprodução do tico-tico normalmente acontece quando a disponibilidade de alimentos é grande. Geralmente ocorre na época das chuvas, portanto pode variar muito conforme a localização do pássaro.
tico-tico e Chupim

O ninho é no formato de taça, sendo feito de material vegetal seco e forrado com gramíneas finas. Costuma ficar a poucos metros do chão. A fêmea põe de 2 a 5 ovos de cor verde azulado, com algumas manchas marrom-avermelhadas no topo. Os ovos serão incubados pela fêmea durante 12 a 14 dias e ela contará com a ajuda do macho na alimentação dos filhotes, que permanecem no ninho por cerca de 2 a 3 semanas.

A reprodução do tico-tico na natureza sofre com os ataques do Chupim. Eles aproveitam um momento de distração dos pais para poder botar o seu próprio ovo no ninho de tico-tico, deixando toda a tarefa de chocar e alimentar os filhotes para os “pais adotivos”.

Canto do tico-tico

O tico-tico é famoso por suas diversas vocalizações. Seus cantos têm sido intensamente estudadas desde os anos 1970 por diversos especialistas nos Estados Unidos. O pássaro apresenta um canto noturno, que é muito diferente do canto normal. Ele é produzido quando o pássaro fica muito assustado, sendo bem interessante ficar observando o tico-tico cantando. Você também pode baixar um belo canto de fêmea de tico tico macheando.

Este pássaro ficou ainda mais famoso após o lançamento e enorme sucesso da música tico-tico no fubá, interpretado pela Carmen Miranda.

Saiba Tudo Sobre o tico-tico

Como baixar ou ouvir cantos do tico-tico

Você pode baixar o canto de tico-Tico em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de tico-tico Viviu-tel-tel

Canto do tico-tico Cemitério

Fêmea de tico-tico macheando

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!