Saiba Tudo Sobre o Papagaio-do-congo

O papagaio-do-congo tem o nome científico de Psittacus Erithacus e também é conhecido como papagaio-Cinzento. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Grey parrot ou African grey parrot. Ele é originário da África e se bem cuidado poderá viver em torno de 50 anos. Há, no entanto, alguns indivíduos que vivem por muito mais tempo, alguns até mesmo chegando aos incríveis 75 anos!

papagaio-do-congo

Características físicas do papagaio-do-congo

Ele mede cerca de 32 centímetros do bico à cauda. É considerado um grande pássaro e, como tal, deve ter a disposição um espaço adequado para que possa viver bem e com saúde. Como seu outro nome deixa claro, ele ostenta as penas principalmente na cor cinza. Alguns indivíduos possuem uma bela linha fina e branca. Eles possuem bicos pretos e penas da cauda vermelhas e brilhantes. Conheça mais algumas espécies de papagaios.

Eles são aves extremamente inteligentes, um fato que se torna evidente ao observar seu comportamento. Muitos filhotes de papagaio-do-congo e se tornam extremamente dóceis e afetuosos com seus donos. A espécie é conhecida por ser bastante sociável, porém, um papagaio-do-congo entediado ou negligenciado muitas vezes não é um pássaro feliz. Saiba que ele não hesitará em expor as suas queixas quando for dada uma oportunidade.

Alimentação do papagaio-do-congo

A sua alimentação é semelhante a da maioria das espécies de aves exóticas de bico curvo. Uma alimentação composta de verduras, legumes e frutas frescas, complementados com uma ração de qualidade, é o ideal. Muitos animais também irão adorar uma variedade de petiscos e pequenos deleites, tais como sementes, nozes, ovos e pequenos pedaços de queijo.

Quantidades adequadas de exercício são fundamentais para a boa saúde de um papagaio-do-congo de estimação. Eles devem ter no mínimo de 1 a 2 horas fora de sua gaiola diariamente. Desta forma conseguem brincar, esticar as asas e se exercitar. Eles também precisam de uma abundância de brinquedos para aves, para que possam mastigar, facilitando assim o exercício das suas mandíbulas poderosas.

Ele vem sendo criado como animal de estimação por muitos anos. A sua capacidade de raciocinar e o fascinante talento para imitar a fala humana claramente o ajudou a chamar a atenção dos humanos, lançando-o ao estrelato entre as aves de estimação.

O papagaio-do-congo consegue falar?

O papagaio-do-congo em cativeiro normalmente conseguirá repetir palavras e sons muito rapidamente. Alguns proprietários relatam aves que imitam os sons de telefones, micro ondas e até mesmo de outros animais de estimação, como cães e gatos. Dizem que um papagaio-do-congo inclusive “avisou” um marido traído, falando repetidamente o nome de outro homem na frente do marido!

Eles são muito parecidos com crianças pequenas!, Possuem a reputação de repetir tudo o que ouve. Não é de admirar que muitos donos têm o cuidado de vigiar a boca quando estão próximos de seus animais de estimação!

Enquanto o papagaio-do-congo é, talvez, uma das espécies de papagaios mais inteligente, a sua alta média de QI faz com que eles exijam mais tempo de seus donos do que algumas aves menores. Eles se dão bem quando seguem horários meticulosos e geralmente não gostam de se desviar muito da sua rotina diária. Se você acostuma-lo a brincar com ele todo dia a noite, ele ficará esperando por isso. Bem cuidado, o papagaio-do-congo frequentemente formará um forte vínculo com seus proprietários, e irão tornar-se animais de estimação afetuosos e cativantes.

Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-do-congo

Você pode baixar o canto do papagaio-do-congo em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do papagaio-do-congo

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!