Saiba Tudo Sobre o Manon

O pássaro manon possui o nome científico de Lonchura Striata Domestica. Ele pertence a família Estrildidae e é conhecido em inglês por Society-finch ou Bengalese-finch. Também é conhecido como bengalin-do-Japão. Ele é originário da China mas foi “selecionado” por pesquisadores japoneses que fizeram diversos cruzamentos com a espécie silvestre chinesa Lonchura Striata, chegando ao manon que temos atualmente. O nome do pássaro tem origem francesa, moineau du Japon, que significa pardal do Japão. São muito apreciados pois são ótimos pais, cuidado perfeitamente bem de filhotes de diversas espécies exóticas.

Manon

Características físicas do manon

 

Existem em 3 cores básicas: o negro-marron o moka e o canela. Temos também as misturas entre essas três cores, como o manon negro-cinza, moka-cinza, canela-cinza, pastel-negro-marron, pastel-moka e pastel-canela. Mais raros são o arlequim-negro, arlequim-moka e o arlequim-canela. Veja abaixo as 3 cores básicas do pássaro manon.

  • Negro-Marrom: Maioria das Penas São negras ou Marrons.
  • Moka: Ausência parcial da cor negra, pode ser mais escuro ou mais claro.
  • Canela: Ausência total da cor negra, deve ter um marrom avermelhado.

Cores do Manon

Diferenciando machos e fêmeas de manon

O pássaro manon não apresenta dismorfismo sexual, ou seja, entre machos e fêmeas são idênticos. Você  pode identificar os machos colocando vários pássaros em uma grande gaiola ou viveiro. Logo os machos irão começar a cantar. Eles emitem alguns sons curtos, abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e do peito. Ao observar tais comportamentos você consegue identificar os machos.

Outra forma é pegar este macho e colocá-lo em uma gaiola separada. Em seguida vá colocando os outros manons juntamente com ele, um de cada vez, sendo que os pássaros que também cantarem serão machos, enquanto que a fêmea de manon ficará quieta.

Alimentação do manon

A alimentação do pássaro manon é bem simples. Ela consiste basicamente em sementes como o alpiste, painço e a senha. Ela deve ser complementada com verduras como o almeirão, couve, chicória. Uma fonte de cálcio também é importante. Ela pode ser um pote com areia ou um complemento liquido, que é facilmente encontrada em lojas de produtos para pássaros. Quando o pássaro estiver na época da reprodução, seja chocando ou cuidando do filhotes, deve-se dar uma alimentação reforçada, principalmente com o fornecimento de uma farinhada para pássaros a base de ovo.

Reprodução do manon

Os pássaros manons podem botar até 8 ovos por ninhada! Após juntar o casal eles irão demorar de 5 a 7 dias para acasalarem e já começarão a botar os ovos. A incubação dura até 18 dias e o macho ajudará a fêmea a chocar. Com 45 dias, em média, os filhotes de manon já estarão comendo sozinhos e poderão ser separados dos pais.

Você pode utilizar o mesmo ninho que é usado na reprodução dos periquitos-australianos, deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para ser usado na sua construção. Os filhotes de manon são muito resistentes e os manons acasalam o ano inteiro, contudo, deve-se deixar um período de pelo menos 3 meses sem que eles choquem, para que possam descansar. A gaiola para manons deve ser mais comprida do que alta, podendo ter 40 centímetros de comprimento por 30 de largura e 30 de altura, ou até menores. Eles conseguem se adaptar bem.

Manon como ama seca

Uma das principais características dos pássaros manon é o grande instinto maternal que eles possuem. Por isso eles são muito utilizados como ama-seca de outras espécies que não são bons pais, como por exemplo os diamantes-de-gould, mandarins e o bavete-de-cauda-longa. Eles irão chocar os ovos destas espécies como se fossem deles mesmos, e não descuidaram-se um minuto sequer dos ovos e da criação dos filhotes adotivos.

É mais aconselhável trocar os ovos que os manons botaram pelos ovos das outras espécies. O manon e a ave que irá ceder os ovos têm que estar chocando, contudo alguns casais de manon acabam aceitando chocar e criar os filhotes, mesmo sem estarem se reproduzindo. Isto varia de ave para ave, mas geralmente eles irão aceitar os ovos sem problemas.

Baixar ou ouvir o canto do manon

Você pode baixar o canto do manon em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do manon

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 7 votos - Média: 4.4 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!