Saiba Tudo Sobre o Diamante-de-gould

O Diamante-de-gould possui o nome científico de Erythrura gouldiae. Ele pertence a família Estrildidae e é conhecido em inglês como Gouldian finch. É um pássaro originário do norte da Austrália, sendo que os primeiros exemplares foram trazidos para a Europa no século XIX pelo ornitólogo John Gould, o qual deu seu nome a esta nova espécie. Ele sem dúvida é uma das espécies de pássaro exótico mais lindos!

Diamante de Gould

São aves muito coloridas, podendo ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho. Os machos tem as penas com um colorido mais forte. Desde sua chegada a Europa a criação de Diamante-de-gould cresceu rapidamente, ganhando diversos admiradores em todo o mundo. Isso se deve principalmente por causa da sua beleza e grande variedade de cores.

Características Físicas do Diamante-de-gould

O Diamante-de-gould macho pode ter a cabeça vermelha, preta ou laranja. Seu peito será violeta, com a barriga amarelo ouro e o manto verde luminoso. As fêmeas são menos coloridas e tem caudas menores.

Quando adulto medem normalmente de 12 a 14 cm. São aves muito sociáveis, vivendo em bando. Na época de reprodução do Diamante-de-gould pode-se encontrar mais de um ninho na mesma árvore.

O pássaro Diamante-de-gould indiscutivelmente é uma das espécies mais belas. Os machos e as fêmeas apresentam plumagem brilhante em tons de azul, roxo, amarelo, vermelho, preto, e verde, com algumas variações disponíveis. Os machos tendem a apresentar coloração mais viva do que as fêmeas, como é comum entre muitas das espécies de aves.

Alimentação do Diamante-de-gould

A alimentação em cativeiro do Diamante-de-gould pode ser composta por uma mistura de sementes de alpiste, painço e milheto. Pode-se fornecer verduras, como couve, mostarda e chicória em dias alternados.

Durante a época de postura forneça uma farinhada. Ela pode ser composta por uma mistura de 20% de Farinha Láctea, 60% de Neston e 20% de farinha de rosca, acrescentando ovo cozido esfarelado até ficar com uma consistência úmida.

Na natureza, além de sementes e brotos de verduras, costumam comer insetos adultos e larvas, como forma de ter acesso a proteínas. Dê uma boa alimentação para Diamante-de-gould, de forma que eles fiquem fortes e tenham uma saúde impecável.

Criação de Diamante-de-gould

Comportamento do Diamante-de-gould

Os Diamantes são aves sociais que gostam de interagir com outras espécies. Eles não toleram o manuseio humano, bem como outras espécies de aves que sejam maiores do que eles. Por gostarem de ficar com outras aves torna-se ideal mantê-lo em pares ou em pequenos bandos.

Como todos os tentilhões, eles são aves ativas. Todos que desejam ter Diamantes-de-Gould como animais de estimação devem estar preparados para comprar uma boa gaiola de voo para os seus novos companheiros.

A maioria dos Gould não gosta de interação humana, por isso não é preciso tirar ele da gaiola para realizar qualquer atividade. Como falamos, o Diamante-de-gould passa a maior parte de suas vidas dentro de suas gaiolas, por isso uma grande gaiola, que lhes permita voo livre é fundamental, tanto para a sua saúde quanto para a felicidade.

Reprodução do Diamante-de-gould

A partir de 10 meses de idade a fêmea está pronta para a reprodução. Após acasalar ela irá fazer a postura de 5 a 8 ovos que eclodem após 15 a 17 dias de choco. Em cativeiro é aconselhável usar o pássaro Manon como “ama seca” dos filhotes de Diamantes de Gould. Isso quer dizer que poderá colocar os ovos para que os Manons os choquem. Em cativeiro os Diamantes não são considerados bons pais.

A gaiola criadeira para Diamante-de-gould poderá ter medidas de 50 cm x 35 cm x 30 cm. Esse é o tamanho básico para que possa acontecer a reprodução do Diamante-de-Gould. O ninho pode ser feito de madeira com 15 cm x 10 cm x 10 cm. Poderá ter uma divisória, formando 1 ambiente para os ovos e outro para os primeiros passos dos filhotes. O ninho para Periquito Australiano pode ser usado tranquilamente.

Canto do Diamante-de-gould

Você pode baixar o canto do Diamante-de-gould em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do Diamante-de-gould

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

Loading...
Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x