Saiba Tudo Sobre o Vira-folha

O pássaro vira-folha possui o nome científico de Sclerurus scansor e é uma ave da família Scleruridae. Ele também é conhecida pelos nomes de varredeira, ciscador, vira-folha-vermelho, papa-formigas e pincha-cisco. Em inglês esse pássaro é chamado pelo nome de Rufous-breasted leaftosser.

Saiba Tudo Sobre o Vira-folha

Distribuição do vira-folha

Ele costuma ser encontrado no Brasil e também ao leste do Paraguai. No Brasil ocorre em locais como o sul do Mato Grosso e do oeste do Goiás até o Rio Grande do Sul. Essa é uma ave que gosta de habitar locais de baixa altitude. Habita principalmente florestas tropicais e subtropicais úmidas. É possível encontrar alguns deles em bandos mistos seguindo pelo sub-bosque da floresta.

Características físicas do vira-folha

O vira-folha mede aproximadamente 20 centímetros de comprimento e pesa por volta de 30 gramas. Existe uma ligação entre o terceiro e o quarto dedo dos pés dessa pássaro, ligação essa conhecida como sindactilia. Sua plumagem é predominantemente marrom, com algumas variações de tom em algumas partes do seu corpo, como por exemplo o seu peito e sua garanta são mais claros, já a sua face é marrom escuro.

Alimentação do vira-folha

A sua alimentação é composta basicamente de insetos e larvas, tais como besouros, mariposas, grilos, minhocas, entre outros. Tem costume de pousar em troncos verticais de árvores, a pouca distância do chão, gostando também de ficar no substrato de florestas densas para caçar a sua comida. Como seu nome sugere, fica revirando as folhas caídas em busca de presas desavisadas.

Reprodução do vira-folha

Esse pássaro costuma nidificar em buracos de barrancos sendo que esse buraco pode ser parcialmente cavado pela própria ave. Não se sabe ao certo qual o período de reprodução do vira-folha, porém, existem informações de que seja entre a Primavera e o Verão. É possível que essa ave seja monogâmica, ou seja, formem casais que ficam juntos para sempre.

No ninho que fica no buraco do barranco, esse pássaro constrói uma espécie de colchão, fazendo o uso de gravetos secos entrelaçados. Infelizmente não existem registros da quantidade de quantos ovos a fêmea põe por postura e nem mesmo do tempo de incubação deles, mas acredita-se que seja entre 2 a 3 e que eles sejam chocados por 11 a 15 dias.

Como baixar ou ouvir cantos do vira-folha

Você pode baixar o canto do vira-folha em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do vira-folha

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!