O gavião-pega-macaco possui o nome científico de Spizaetus tyrannus. Ele pertence a família Accipitridae e em inglês é chamado de Black Hawk-Eagle. Também é conhecido como caturi, papa-macaco, apacanim, Papa-mico, uiruucotim, cutiú-preto, gavião-de-penacho, papa-macaco, pega-macaco, urubutinga e urutaurana.
Página de Conteúdos
Distribuição do gavião-pega-macaco
Este gavião pode ser encontrado desde o sul do México até à província de Misiones na Argentina, porém sua presença não é uniforme ao longo destes locais. No Brasil está presente na Mata Atlântica e na Amazônia, porém está fortemente ameaçado de extinção nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais e isso se deve a perda cada vez maior do seu habitat.
Habita florestas, borda de matas, matas secundárias e em proximidades com rios, em altitudes que variam desde o nível do mar até 2.000 metros. Sua preferência é por áreas bem florestadas, isso faz com que ainda seja comum em matas extensas, mas vem desaparecendo de vastas regiões devido à destruição da floresta.
Características físicas do gavião-pega-macaco
Ele mede entre 58 a 70 centímetros, conseguindo chegar até a 150 centímetros de envergadura. Seu peso varia entre 900 gramas até 1 quilo e 200 gramas, com as fêmeas sendo maiores. Os adultos possuem penas negras na parte ventral, com o dorso marrom-pardo bem escuro, quase chegando a ser negro. Ele também possui um penacho em forma de coroa. Esse penacho tem penas brancas em sua base com o restante negro.
A sua cauda é bem longa e possui de 3 a 4 barras cinzas escuras. Tem como característica possuir os tarsos completamente emplumados e a íris num tom amarelo-alaranjada. Os jovens possuem a cabeça e a garganta esbranquiçada, com as penas das partes inferiores estriadas de marrom-claro.
Sua silhueta é única e inconfundível. As asas curtas e arredondadas, juntamente com a cauda longa e larga permite uma aerodinâmica perfeita para caçar em regiões de mata fechada. Devido a sua coloração costuma ser confundido ao longe com urubus, porém ele é maior e possui barras brancas em sua cauda, além das diferenças entre as silhuetas.
Alimentação do gavião-pega-macaco
Sua alimentação inclui diversas aves como tucanos, araçaris e jacus. Também caça mamíferos de pequeno e médio porte, serpentes e lagartos. Ele pode caçar sozinho ou formar duplas. Tem o costume de vocalizar muito enquanto sobrevoa a mata. Acredita-se que isso seja utilizado para causar uma certa confusão entre os animais, especialmente os macacos, conseguindo localizá-los com mais facilidade.
Quando ele localiza um bando de macacos como saguis ou sauás, ou outra presa em potencial, fica pousado em grande silêncio no topo das arvores, aguardando o momento perfeito para que possa fazer o ataque, que geralmente é certeiro.
Reprodução do gavião-pega-macaco
Os machos podem fazer algumas manobras aéreas buscando impressionas as fêmeas. O ninho desta espécie é uma grande plataforma construída com gravetos, feito sempre nas árvores mais altas da mata. A fêmea de gavião-pega-macaco fará a postura de 1 a 3 ovos, que serão incubados por cerca de 50 a 60 dias. O casal irá cuidar dos filhotes por alguns meses até que eles estejam prontos para viverem sozinhos. Geralmente irão conseguir reproduzir 1 vez apenas, a cada 2 ou 3 anos, portanto não é tão comum ver os filhotes de gavião-pega-macaco.
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-pega-macaco
Você pode baixar o canto do gavião-pega-macaco em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.
É GRATUITO!!!
Saiba os segredos para criar pássaros!
Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.
Artigos Relacionados!
Não vá embora sem deixar um comentário!