A ave aracuã-do-Pantanal possui o nome científico Ortalis canicollis e pertence a família Cracidae, a mesma do Aracuã-de-asas-azuis. Também é chamada de charata e aranquã, já em inglês é chamado por Chaco Chachalaca. Seu nome cientifico significa galinha com pescoço cinza, e realmente faz jus as características do animal.
Distribuição do Aracuã-do-pantanal
O habitat natural da ave aracuã-do-pantanal é a floresta de galerias, que se estende ao longo dos rios do Pantanal. Ela também pode ser encontrada em áreas abertas, como pastagens e campos.
A subspécie pantanalensis é uma ave endêmica da região do Pantanal, o que significa que ela só é encontrada nessa região. Já a subspecie canicollis ocorre do chaco do leste da Bolívia até o oeste do Paraguai e no norte da Argentina.
Características físicas do Aracuã-do-pantanal
Com uma aparência distinta, a ave aracuã-do-pantanal possui um corpo grande e robusto, com cerca de 33 cm de comprimento. Suas asas são curtas e sua cauda é longa e larga. Seu bico é longo e curvo, e suas penas são marrons e cinzas, com algumas manchas brancas e amarelas.
Alimentação da Aracuã-do-pantanal
A Aracuã-do-pantanal é uma ave de hábitos diurnos, sendo mais ativa durante o dia, quando se alimenta de frutas, sementes e insetos. Ela pode tanto se alimentar no solo quanto nas árvores, geralmente formando grandes bandos com cerca de 30 indivíduos.
A Aracuã-do-pantanal está ameaçada de extinção?
Ela é uma espécie ameaçada devido à perda de seu habitat natural, devido à destruição das florestas de galerias causada pela expansão humana. Ela também é ameaçada por caçadores locais, que usam armadilhas para capturá-las.
Embora a ave aracuã-do-pantanal esteja ameaçada, existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a preservar essa espécie. Uma delas é o estabelecimento de áreas protegidas, onde a ave pode viver em segurança e sem serem caçadas.
Outra medida importante é a educação e sensibilização das populações locais sobre a importância da preservação da ave aracuã-do-pantanal. É importante que as pessoas entendam como essa espécie é importante para o ecossistema do Pantanal e como ela precisa ser protegida.
A ave aracuã-do-pantanal é uma espécie única e bela, que merece ser preservada para as gerações futuras. Se todos trabalharmos juntos para proteger o habitat dessa ave e educar as pessoas sobre a importância de sua preservação, podemos garantir que ela seja preservada para as gerações futuras.
Reprodução da Aracuã-do-pantanal
Mais uma vez, chegou o início das chuvas e, com elas, os pássaros começam a procriar. Os ninhos são construídos com galhos, cipós e folhas, tendo uma forma de plataforma. O material é mal organizado, pois é usado o que está disponível com mais facilidade.
Os ninhos são colocados em árvores ou arbustos com folhagem densa, com altura entre 2,5 a 4 metros. É nesse local que são colocados 4 ovos alaranjados ou de cor creme escuro, e são chocados durante 28 dias. Em pouco tempo os filhotes recém-nascidos já estão prontos para voar e seguir o grupo de adultos de árvore em árvore. Na hora de dormir, eles se empoleiram ao lado de um adulto, que os protege com suas asas abertas. É a magia da natureza!
Como baixar ou ouvir cantos de Aracuã-do-pantanal
Ela também é conhecida por seu canto, que é alto e melódico e pode ser ouvido a longas distâncias.
Você pode baixar o canto da Aracuã-do-pantanal em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.