A harpia é da família Accipitridae. Seu nome científico é harpia harpyja, sendo conhecida em inglês como Harpy Eagle.
Conhecido vulgarmente por diversos nomes como águia-real, gavião-real, gavião-de-penacho, guiraçu, uiraçu, uiruuetê, uraçu, cutucurim e Uiraçu-verdadeiro.
Distribuição da harpia
A espécie pode ser encontrada na América do Sul, em diversos países como Argentina, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname e chegando até o México.
No Brasil é encontrada principalmente no Amazonas e raramente encontrada na Mata Atlântica.
Os habitats principais são as florestas tropicais, ambientes com árvores altas, dentro de vasta mata.
No Brasil as harpias escolhem grandes árvores para morar e construir seus ninhos.
Características físicas da harpia
A ave é enorme! Possui de 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 metros e um peso que varia entre 4 e 5 quilos para os machos e entre 6 e 9 quilos para fêmeas.
Fisicamente a harpia apresenta cabeça cinza, com papo e a nuca negros. O peito, a barriga e a parte de dentro das asas são brancos, já os olhos são pequenos e marrons.
O topete grande é característico da espécie. Ele possui 2 penas grandes e a parte traseira com três listas de cor cinza.
O topete se assemelha a uma coroa, que se levanta quando o pássaro ouve algum ruído.
As asas são largas e redondas, pernas e pés são amarelos, curtos e grossas, e possuem dedos extremamente fortes, com enormes garras afiadas.
O bico é cinza em formato de gancho e é forte e extremamente afiado.
Os filhotes de harpia possuem plumagem nas cores cinza claro e branco até por volta de 1 ano de idade.
Com o passar do tempo esta plumagem torna-se mais escura a cada ano, até atingir a plumagem adulta aos 5 anos.
Uma característica desta ave é a presença de pequenas penas na face, as quais são capazes de detectar ondas de som que podem aprimorar suas virtudes auditivas.
Outra característica é o seu voo veloz, ágil e poderoso, capaz de erguer uma presa grande até o topo de uma árvore frondosa. Sua vocalização é um assobio longo e estridente.
Apesar de ser um nome popular desta espécie, ela é bem diferente da águia-real verdadeira.
Alimentação da harpia
Sua caça é realizada principalmente no período da manhã, quando o sol se torna mais quente.
Isso faz com que seja mais fácil capturar suas presas, pois normalmente elas ficam expostas ao sol para conseguir aquecer seus corpos após a noite.
Verificou-se que é um predador sobretudo de mamíferos de porte médio como macacos, preguiças, Cachorros-do-mato, filhotes de veados e muitos outros.
Também caçam mutuns, macacos-aranha, guaribas, araras-azuis, seriemas, tatus, iguanas, cobras, ratos e qualquer filhote de ave desprotegido pelos pais.
Reprodução da harpia
Ela é monogâmica e sua maturidade sexual chega aos 5 anos. Seu período reprodutor se estende de junho a novembro, porém procriam somente a cada dois ou três anos.
As fêmeas de harpia depositam 1 ou 2 ovos cinza-esbranquiçados. Eles pesam em torno de 110 g e serão chocados por aproximadamente 52 dias.
Caso ambos os ovos sejam incubados, somente o primogênito sobrevive, já que o filhote maior invariavelmente matará o menor.
O filhote leva cerca de 5 meses para aprender a voar. Mesmo fora do ninho ele continuará bastante dependente dos pais, pois receberá alimento por outros 6 a 10 meses.
Saiba Tudo Sobre a harpia
Como baixar ou ouvir cantos de harpia
Você pode baixar o canto da harpia em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.