Saiba Tudo Sobre o Papagaio-de-nuca-amarela

O papagaio-de-nuca-amarela possui o nome científico de Amazona ochrocephala auropalliata. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês são chamados de Yellow-Naped Amazon, Yellow-Naped Parrot ou Golden-Naped Amazon.

papagaio-de-nuca-amarela

Distribuição do papagaio-de-nuca-amarela

Ele tem como origem os sul do México, América Central e o norte da América do Sul.

Características físicas do papagaio-de-nuca-amarela

Ele possui o corpo principalmente numa cor verde brilhante, com uma mancha amarela na nuca e bordas vermelhas nas penas de suas asas. Eles têm bicos e pés cinzentos. Possuem cerca de 47 centímetros de comprimento do bico à ponta das penas da cauda. Em cativeiro e recebendo os cuidados necessários o papagaio-de-nuca-amarela pode viver mais de 60 anos.

Alimentação do papagaio-de-nuca-amarela

Como todos os papagaios eles se darão muito bem com uma dieta composta por uma ração de alta qualidade. Ela pode ser suplementada com mistura de sementes e porções diárias de frutas e legumes frescos. Uma dieta fresca e variada ajudará a garantir que o seu pássaro tenha uma nutrição perfeita. A alimentação é uma boa forma de amansar um filhote de papagaio-de-nuca-amarela.

Cuidados com a saúde do seu pássaro

Eles são pássaros altamente inteligentes e brincalhões, que gostam de ser o centro das atenções. Também são excelentes faladores e formam laços muito estreitos com seus donos. Como muitos dos papagaios da amazônia, o papagaio-de-nuca-amarela pode passar por uma fase hormonal complicada até que eles atingem a maturidade sexual. Eles podem ficar beliscando, vocalizando muito alto e até mesmo evitando o contato com os donos. Por esta razão não são recomendados para os proprietários de aves inexperientes.

Os papagaios da região Amazônica são propensos ao excesso de peso. Isso faz com que seja importante que eles sejam retirados de sua gaiola e fiquem em um espaço onde possa se exercitar todos os dias. Se você quer ter um papagaio-de-nuca-amarela, você deverá ser capaz de dar-lhe no mínimo de 3 a 4 horas fora de sua gaiola, todos os dias. Isso permitirá que o pássaro queime o excesso de calorias e exercite seus músculos. Também irá proporcionar a estimulação mental essencial para todos os psitacídeos.

Comportamento do papagaio-de-nuca-amarela

Estes papagaios são criaturas de raciocínio rápido. Eles se tornam animais de estimação maravilhosos para os proprietários que realmente querem formar um grande vínculo com seu pássaro. Sua inteligência e notável habilidade para falar o colocaram entre as espécies de papagaio mais populares do mundo.

papagaios adoram interação social e eles precisam disso para se manterem saudáveis e felizes. As aves que são negligenciadas frequentemente desenvolvem padrões de comportamento destrutivos e até mesmo depressão. Isso pode se manifestar em vários problemas físicos e emocionais. É importante que os proprietários do papagaio-de-nuca-amarela reservem um período de tempo a cada dia para uma interação mais próxima com seu pássaro, para estabelecer e manter um vínculo saudável.

Quando são alimentados à mão, os papagaios-de-nuca-amarela normalmente torna-se um animal de estimação amoroso e afetuoso. Proprietários em potencial devem se lembrar de que, se comprar este pássaro estará assumindo os cuidados de uma criatura que é tão inteligente e emocional, como uma criança humana. Essas aves podem viver mais de 60 anos se bem cuidadas, de modo que a decisão de ter um não deve ser tomada rapidamente.

Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-de-nuca-amarela

Você pode baixar o canto do papagaio-de-nuca-amarela em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do papagaio-de-nuca-amarela

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!