O caneleiro-verde possui o nome científico de Pachyramphus viridis e é uma ave da ordem dos passeriformes, pertencente à família Tityridae, tal qual o anambé-branco-de-rabo-preto.
Em alguns locais ele é conhecido também pelo nome de bico-grosso, já em inglês é chamado de Green-backed Becard.
Distribuição do caneleiro-verde
Sua distribuição ocorre em países como Brasil, Equador, Guiana, Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Peru e Uruguai.
No Brasil ele é encontrado na Amazônia, desde a foz do rio Amazonas até o baixo do rio Tapajós.
Também ocorre no Maranhão, indo até o Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, ou seja, é amplamente distribuído pelo país.
Pode ser incomum ou localmente comum em locais como clareiras e campos, também podendo ser encontrado em bordas de florestas, capoeiras e galerias. Pode ser encontrado com bandos mistos ou também em pares.
Características físicas do caneleiro-verde
Esse pássaro mede cerca de 15 centímetros de comprimento e pesa em média 20 gramas. O macho e a fêmea possuem algumas diferenças em sua característica física.
O macho possui o a barriga esbranquiçada, coroa preta, cabeça cinza, dorso na cor verde-oliva, cauda e asas na cor verde oliva, um anel amarelo ao redor dos olhos e uma faixa amarela no seu tórax.
Enquanto isso, a fêmea dessa espécie de ave possui a coroa verde-oliva, peito amarelo, parte superior das asas na cor castanha e pés, bico e tarsos na cor cinza azulada.
Esse pássaro possui um canto que é uma sequência de assobios melodiosos.
Alimentação do caneleiro-verde
A alimentação do bico-grosso é basicamente composta de insetos e pequenos invertebrados. Pode também, algumas vezes, alimentar-se de pequenos frutos.
Geralmente, essa espécie pode ser encontrada aos pares em busca de insetos nas folhas de árvores em alturas distintas.
Reprodução do caneleiro-verde
O ninho dessa ave é construído no alto de árvores e ele tem o formato de uma esfera e a entrada fica na parte lateral.
Tanto macho quanto fêmea atuam na construção do ninho, o qual é feito com o uso de gravetos externamente e de folhas com gramíneas para a parte interna.
Não existem informações, até o presente momento, sobre quantos ovos esse pássaro põe por postura e nem o tempo de incubação dos mesmos.
O que se sabe é que o período de reprodução varia de país para país, sendo que na Argentina ele costuma ser entre os meses de outubro a dezembro.
Já no Brasil isso varia um pouco de estado para estado, sendo que em estados como Rio de Janeiro o período se acasalamento costuma ser entre outubro e novembro e em Minas Gerais de novembro a dezembro.
Como baixar ou ouvir cantos de caneleiro-verde
Você pode baixar o canto do caneleiro-verde em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.