Saiba Tudo Sobre o Gavião-bombachinha

O gavião-bombachinha possui o nome científico de Harpagus diodon. Ele é da família Accipitridae e em inglês é conhecido como Rufous-thighed Kite. Conheça outros gaviões do Brasil, como por exemplo o tauató-pintado.

Saiba Tudo Sobre o Gavião-bombachinha

Distribuição do gavião-bombachinha

Ele é encontrado nas Guianas, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Norte da Argentina e em todo o Brasil. Habita matas ripárias, matas de galeria, florestas montanas e de encosta, frequentando também cerradões e áreas com presença de seres humanos. Ele também tem sido observado tanto em áreas de floresta primária como também secundária ou em florestas deciduais.

Características físicas do gavião-bombachinha

O gavião-bombachinha é de pequeno porte, sabendo-se que ele mede entre 29 a 35 centímetros e pesando cerca de 200 gramas. Ele recebeu este nome popular por ter as penas que ficam logo acima das patas de uma cor diferente a que está presente no resto do corpo, lembrando uma bombacha.

Alimentação do gavião-bombachinha

A maior parte da sua dieta é constituída por grandes insetos, especialmente cigarras e besouros. Ele também consegue capturar aves pequenas, répteis e anfíbios que captura na copa das árvores. É comum vê-lo pousado na borda da mata ou até mesmo seguindo formigas-correição, de forma a capturar os insetos que elas acabam espantando.

Reprodução do gavião-bombachinha

A reprodução deste gavião é de certa forma um mistério já que existem poucos registros relatados. Possivelmente ele se acasala nas florestas do sul e sudeste do Brasil, durante os meses de outubro e dezembro. O ninho é construído no alto de árvores, utilizando-se de gravetos secos e não é muito elaborado. A fêmea de gavião-bombachinha, em média, faz a postura de 2 ovos. O bombachinha é uma ave migratória, ou seja, durante o período de reprodução, que vai de novembro a fevereiro, ele permanece nas florestas do sul e sudeste do Brasil, retornando para a bacia amazônica durante os meses de maio a agosto.

Como baixar ou ouvir cantos de gavião-bombachinha

Você pode baixar o canto do gavião-bombachinha em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do gavião-bombachinha

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!