Saiba Tudo Sobre o Gavião-de-sobre-branco

O gavião-de-sobre-branco possui o nome científico de Parabuteo leucorrhous. Ele pertence a família Accipitridae e em inglês é chamado de White-rumped Hawk. Ele é considerado raro ou pouco comum em diversas áreas, porém seu estado de conservação é pouco preocupante, ou seja, não está ameaçado de extinção. Conheça também o gavião-pombo-pequeno.

Gavião-de-sobre-branco

Distribuição do gavião-de-sobre-branco

Esta ave é encontrada somente na América do Sul, sendo muto abundante nos Andes. Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, além do Paraguai e  Argentina possuem registros desta ave. No Brasil ele está presente principalmente nos estados do sul e do sudeste.

Seu habitat preferido são as florestas montanhosas que estão localizadas entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Acredita-se também que ele seja parcialmente migratório ou nômade, ou seja, não costuma ficar muito tempo em um local apenas.

Características físicas do gavião-de-sobre-branco

Quando adulto este gavião medirá entre 33 e 40 centímetros, ficando com 67 a 80 centímetros de envergadura e pesando cerca de 300 gramas. Os adultos possuem penas negras. A parte logo acima das pernas possui cor ferrugem. A parte entre as coxas e a cauda possui a cor branca, e sua cauda é preta e possui duas faixas brancas.

Durante o voo é possível ver a penas coberteiras inferiores que são brancas. Elas fazem um grande contrasto com as penas de voo escuras. Esta é uma ótima forma de identificar a espécie. As aves jovens possuem dorso escuro e as partes inferiores cremes, com estrias escuras.

Alimentação do gavião-de-sobre-branco

A alimentação basicamente é composta por insetos, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos que caça no interior da floresta.

Reprodução do gavião-de-sobre-branco

Pouco se sabe sobre as preferências reprodutivas desta espécie. Alguns ninhos foram observados no topo de árvores altas e neles haviam de 2 a 3 ovos que eram chocados exclusivamente pela fêmea de gavião-de-sobre-branco.

Como baixar ou ouvir cantos de gavião-de-sobre-branco

Você pode baixar o canto do gavião-de-sobre-branco em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do gavião-de-sobre-branco

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!