Saiba Tudo Sobre o Sanhaço-papa-laranja

O sanhaço-papa-laranja é uma ave da família Thraupidae, cujo nome científico é Pipraeidea bonariensis, sendo conhecido em inglês como Blue-and-yellow Tanager. Popularmente conhecido com os seguintes nomes: Papa-laranja, sanhaço-amarelo, sairão e papa-ameixa. Você conhece os demais sanhaços?

sanhaço-papa-laranja Macho

Distribuição do sanhaço-papa-laranja

O sanhaço-papa-laranja está presente no Brasil, especialmente sul do estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Fora daqui é encontrado na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, norte do Chile, Peru e Equador. Seu habitat é na vegetação florestal que acompanha os riachos de pequeno porte e córregos, e locais de vegetação arbórea cercada por campinas. Alguns indivíduos podem ser encontrados em campos de cultivo, jardins e ambientes urbanos arborizados.

Características do sanhaço-papa-laranja

Mede cerca de 18 centímetros de comprimento e possui dimorfismo sexual acentuado. O macho tem uma plumagem brilhante e colorida, a cabeça é azul vibrante, as asas do mesmo azul rajado com preto, o dorso é negro, uma máscara negra na face e um colar negro em torno ao pescoço, sendo o peito e a cauda de um laranja forte.

Já as fêmeas são verde pardacentas. Os filhotes de sanhaço-papa-laranja apresentam uma coloração mais parda, a cabeça azulada e o peito amarelo. No geral as pernas e os pés são cinza, o bico é preto com branco e a íris é castanho avermelhada.

Alimentação do sanhaço-papa-laranja

Frutas como mamão, banana, butiá-azedo, laranja, tangerina, mexerica e ameixa. As suas sementes são descartadas intactas, por defecação ou regurgitação o que colabora na semeadura e geração de novas árvores. É bastante apreciado o consumo das inflorescências de eucalipto, folhas, brotos, flores e insetos.

Reprodução do sanhaço-papa-laranja

A maturidade sexual se inicia aos 12 meses de idade. Vivem aos pares, isolados ou em pequenos grupos de 3 a 4 aves. O seu comportamento de acasalamento não é muito conhecido, sendo que um ninho em forma de taça normalmente é construído na copa de uma pequena árvore ou arbusto. A fêmea de sanhaço-papa-laranja põe de 2 a 4 ovos. A incubação é feita por ambos os pais, que também  alimentam os filhotes. Escutar um sanhaço cantando tem se tornado comum em grandes centros urbanos.

Sanhaço Papa Laranja Fêmea

Como baixar ou ouvir cantos do sanhaço-papa-laranja

Você pode baixar o canto do sanhaço-papa-laranja em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do sanhaço-papa-laranja

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!