Saiba Tudo Sobre o Periquito-da-caatinga

O periquito-da-caatinga, cujo nome científico é Eupsittula cactorum, pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Cactus Parakeet. Seu nome significa “Periquito bom que gosta de cactus”. Ele também conhecido popularmente como periquitinha, jandaia, gangarra, griguilim, guinquirra, grengueu, papagainho e periquitão. Veja outros periquitos.

Periquito-da-caatinga

Distribuição do periquito-da-caatinga

Ele habita principalmente a região do Nordeste Brasileiro, mais também é encontrado no cerrado e nas caatingas.

Características físicas do periquito-da-caatinga

Este Periquito mede cerca de 25 centímetros e pesa cerca de 120 gramas. Sua característica principal é o corpo e a cabeça verde amarronzado. Seu pescoço é verde oliva, asas verdes com as pontas azul royal, peito laranja e a barriga amarela. Em torno dos olhos há um contorno de cor branca, o bico é cinza fosco, os pés são rosas acinzentados, a irís é castanho escuro.

Está especie é sociável, inteligente e muito ativa, e também consegue emitir algumas palavras. Costumam voar em bandos de 6 a 8 indivíduos, sempre vocalizando um som parecido com “krik-krik-krik-krik”. Quando estão com raiva ou tentando intimidar outros pássaros costumam levantar suas penas e balançar a cabeça pra cima e pra baixo. Sua expectativa de vida em média é de 30 anos, e adoram poças de água para se banhar e beber juntamente com o restante do bando.

Alimentação do periquito-da-caatinga

Se alimenta de frutas como maça, banana, pera, romã, goiaba, manga, mamão, umbu, oiticica, carnaúba e trapiá, brotos, bagos, sementes de girassol, cenoura, hortaliças. Adora milho verde e costuma invadir plantações, danificando as espigas. Esta ave também se alimenta de restos de alimentos humanos, como pão, biscoito e arroz, mesmo não sendo apropriados para a sua saúde.

Reprodução do periquito-da-caatinga

São aves monogâmicas. Eles constroem seus ninhos em cupinzeiros ativos, sendo que os insetos não atrapalham o casal e nem a prole. A entrada é bem discreta, o que contribui para a sua segurança. A câmera de postura mede 25 centímetros de diâmetro e a forragem é feita com materiais secos e que absorvam os dejetos dos filhotes, como madeira triturada e capim seco. Depositam em média 9 ovos que são incubados durante cerca de 25 dias. Não possuem diferenças sexuais, por isso, para identificar macho e fêmea de periquito-da-caatinga é necessário fazer um exame de DNA.

É possível encontrar o periquito-da-caatinga a venda em criadores legalizados junto ao Ibama, sendo que o preço pedido pelos vendedores é cerca de R$400,00 por cada pássaro. Se você for comprar, procure levar um filhote de periquito-da-caatinga, assim ficará mais fácil amansá-lo.

Como baixar ou ouvir cantos de periquito-da-caatinga

Você pode baixar o canto do periquito-da-caatinga em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do periquito-da-caatinga

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!