Saiba Tudo Sobre o Sanhaço-azul

O sanhaço-azul é uma ave da família Thraupidae, cujo nome científico é Thraupis episcopus. Em inglês ele é conhecido como Blue-gray Tanager. Popularmente conhecido por saí-azul, sanhaçu-do-mamoeiro, pipira-azul, sanhaço-de-encontro-branco, tanager-azul-e-cinzento, saí-açu e sanhaço-da-amazônia. Veja outras espécies de sanhaços.

Sanhaço Azul

Distribuição do sanhaço-azul

Está presente no Amazonas, Belém, Maranhão, Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins. Encontrado também do México ao Panamá, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e no Suriname.

O sanhaço-azul é uma ave que tem facilidade para adaptar-se ao ambiente, pois vivem tanto em locais úmidos quanto nos secos. Estão presentes na borda da floresta e manchas de capoeiras, jardins, pomares, locais arborizados urbanos, em arbustos, regiões agrícolas e palmais. É uma espécie inquieta e barulhenta, e seu canto é agudo, alto e sucessivo.

Ele mede cerca de 17 centímetros de comprimento, pesando cerca de 30 a 40 gramas. Não apresentam nenhum dimorfismo sexual, ou seja, diferenças entre macho e fêmea. Os adultos têm a cabeça, o peito e a barriga com uma coloração azul cinzenta pálida, o dorso, as asas e a cauda são azuis. O bico é curto, grosso e preto, mesma cor de sua íris.

Alimentação do sanhaço-azul

Alimentam-se principalmente de frutas como maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes como cenoura, jiló, berinjela e beterraba. Verduras como a escarola, serralha, couve. Não dispensam néctar, insetos, brotos, botões de flores, larvas de tenébrio-molitor e aracnídeos.

Reprodução do sanhaço-azul

O período reprodutivo deste sanhaço é durante a primavera e o verão. A maturidade sexual é atingida os 12 meses de idade. A fêmea bota de 2 a 3 ovos por temporada, com período de incubação de 13 dias , podendo os filhotes serem separados da mãe aos 35 dias de idade. Nesta época é possível observar o pássaro sanhaço cantando para a fêmea, buscando conquistá-la.

O ninho na natureza é feito normalmente de fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. Eles tem o formato de xícara e são feitos em buracos de árvores ou até mesmo por baixo de telhados. Em cativeiro o ninho é feito de arame e sisal, com cerca de 10 centímetros de diâmetro e 6,5 centímetros de profundidade.

Saiba Tudo Sobre o sanhaço-azul

Canto do sanhaço-azul

Você pode baixar o canto do sanhaço-azul em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de sanhaço-azul

Canto de Sanhaço Azul – Canto Suí-suí

Canto de Sanhaço Azul – Canto Violino

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!