Saiba Tudo Sobre o Papagaio-do-mangue

O papagaio-do-mangue é uma ave da família Psittacidae. Seu nome científico é Amazona Amazonica,  sendo conhecido em inglês como Orange-winged Parrot. Ele é popularmente conhecido como curica, aiurucatinga, ajurucatinga, ajurucuruca, encontros verdes, papagaio-poaieiro, kuritzaká, curau, papagaio-grego, curuca e encontros-verdes. Conheça mais algumas espécies de papagaio.

papagaio-do-mangue

Distribuição do papagaio-do-mangue

Esta espécie é encontrada no Leste dos Andes, na Colômbia, Venezuela, leste do Equador, leste do Peru, norte da Bolívia, Brasil ( Rio de Janeiro, São Paulo, nas matas e manguezais), Guiana Francesa e Suriname. Sua preferência de habitat é em costas com formações de mangues. Também habita várzeas, locais alagados com concentração de árvores, campos e florestas tropicais. São animais que se adaptam muito bem em residências e ao convívio com seres humanos. Geralmente mesmo em estado selvagem sentem prazer com a presença humana.

Características físicas do papagaio-do-mangue

O papagaio-do-mangue possui cerca de 34 centímetros de comprimento e pesa cerca de 340 gramas. Sua plumagem é predominante verde. As pontas das penas da nuca tem um bordô escuro, as bochechas e a parte da frente da cabeça são amarelos e geralmente a testa, a região das narinas e a área sobre olhos são azuis violetas. A extremidade das asas são verdes amarelados, as penas primárias são verdes com nuances de azul violeta e as pontas pretas, três penas secundárias são de cor avermelhadas, o círculo ao redor dos olhos é cinza. O bico é cinza com a ponta quase preta, a íris vai do amarelo ao laranja e os pés são cinzas.

Os machos e fêmeas adultos são idênticos, no entanto as fêmeas são um pouco menores. Para que se tenha a certeza da sexualidade desta ave é necessário que se realize o teste de DNA.

Alimentação do papagaio-do-mangue

A alimentação é composta por frutas frescas como banana, acerola, jabuticaba, maçã, goiaba, mexerica, laranja, mamão e frutas cristalizadas sem açúcar. Bagas, sementes, nozes, flores, brotos e milho verde, sementes de girassol, sementes de abóbora, alpiste, arroz com casca, aveia, painço, linhaça, sementes germinadas e legumes como cenoura, brócolis e couve flor. Quirera de arroz, fubá, farelo de soja, ovo cozido, semente de linhaça, farinha de aveia, polpa de beterraba e óleo de coco.

Reprodução do papagaio-do-mangue

Este papagaio está pronto para o acasalamento aos 3 anos de idade. O período de reprodução é de julho a dezembro. Neste período a ave pousa em galhos altos e começa a improvisar uma série de gritos e assobios. Geralmente de de 2 a 3 ovos serão postos e incubados somente pela fêmea de papagaio-do-mangue, por cerca de 28 a 29 dias. O local preferido para se fazer o ninho é em troncos ocos e grossos. Geralmente, apenas um filhote de papagaio-do-mangue costuma sobreviver a infância e sair do ninho, com cerca de 2 meses de idade. Esta ave é monogâmica, e a sua fidelidade é impressionante.

Curiosidades sobre o papagaio-do-mangue

O papagaio-do-mangue normalmente voa com o seu par e alguns outros indivíduos, buscando localizar alimento e desfrutar do mesmo. No final da tarde se reúnem em um bando maior, procuram uma árvore frondosa e alta para se protegerem dos predadores e passarem a noite em segurança.

Canto do papagaio-do-mangue

O papagaio-do-mangue fala menos que o papagaio-verdadeiro, por isso não é tão procurado como animal de estimação. As vocalizações são mais suaves e algumas delas são parecidas com as da maritaca. O casal mantém contato através de gritos extensos. Alguns indivíduos são barulhentos durante o voo e em árvores de descanso, mas quando estão se alimentando ficam em silêncio.

Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-do-mangue

Você pode baixar o canto do papagaio-do-mangue em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do papagaio-do-mangue

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!