Saiba Tudo Sobre a Gralha-picaça

A gralha-picaça possui o nome científico de Cyanocorax chrysops. Ela pertence a família Corvidae e em inglês é chamada de Plush-crested Jay. Ela também é conhecida como acaé, cancã, gralha, gralha-de-crista-negra, gralha-do-mato e uraca. Veja outras espécies de gralha.

Saiba Tudo Sobre a Gralha-picaça

Distribuição da gralha-picaça

É possível encontrá-la na Argentina, Uruguai,Paraguai e Bolívia, no Brasil em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Tem preferência por locais altos da floresta e é encontrada em matas de araucárias, matas subtropicais, matas de galerias, cerradões, Mata Atlântica, pinheirais e eucaliptais.

Características físicas da gralha-picaça

As suas penas são na maioria de um tom azul ultra marinho. Excetua-se a cabeça, o pescoço anterior e a garganta, que são negros. Além disso as penas do peito, barriga e ponta de cauda são brancos. As penas negras da parte superior de sua cabeça formam uma almofada, mais volumosa na parte traseira. Um destaque desta gralha é uma mancha clara que está sob os olhos. Ela possui em média 34 centímetros de comprimento, sendo que 17 centímetros são apenas de sua cauda.

Alimentação da gralha-picaça

Alimenta-se de insetos, frutos e as vezes ovos de outras aves, inclusive de galinhas. É comum vê-las roubando os ovos de dentro dos galinheiros. Preferem se alimentar no alto das arvores, retirando os pinhões de dentro da pinha. Elas dificilmente irão se alimentar no solo, porém, caso estejam comendo e uma pinha cair ao solo, elas irão descer para buscá-lo.

Reprodução da gralha-picaça

A gralha-picaça vive bandos de 10 a 20 aves quando estão fora do período de reprodução. Neste momento os bandos são desfeitos e os casais são formados. A fêmea de gralha-picaça irá fazer o ninho em em árvores altas e espinhentas, utilizando-se de galhos finos de árvores. O ninho não é muito bem elaborado, sendo comum que fiquem espaços por onde os ovos podem acabar caindo. Ela fará a postura de 6 a 7 grandes ovos de cor azul celeste. Após o nascimento dos filhotes de gralha-picaça a fêmea contará com a ajuda do macho para tratar dos recém nascidos.

Canto da gralha-picaça

Esta ave tem cerca de 25 vocalizações diferentes, inclusive conseguindo imitar a fala humana, assim como os papagaios fazem. Também já foi observada imitando espécies como o gavião-carijó, arapapá, jacu e até o macaco-prego. Seu canto geralmente é bem tagarelante e picado.

Como baixar ou ouvir cantos de gralha-picaça

Você pode baixar o canto da gralha-picaça em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da gralha-picaça

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!