O papagaio-galego é uma ave da família Psittacidae, seu nome científico é Alipiopsitta xanthops, sendo conhecido em inglês como Yellow-faced Parrot.
Popularmente conhecido por papagaio-de-barriga-amarela, papagaio-curraleiro, papagaio-curau e papagaio-goiaba.
Distribuição do papagaio-galego
Trata-se de uma espécie endêmica de cerrado, mas não do Brasil.
Possui distribuição ampla ocorrendo desde o sul do Piauí/Maranhão, passando por estados do centro-oeste como Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul até o Norte de São Paulo e Bolívia.
Seu habitat é no cerrado, cerradão, caatinga, matas de galeria e buritizais.
Características físicas do papagaio-galego
O papagaio-galego corre risco de extinção por conta da escassez cada vez maior de áreas de cerrado no Brasil, que têm sido sistematicamente derrubadas para monoculturas.
A perda de habitat devido à expansão da agricultura e pastagens cultivadas, principalmente nos cerrados dos planaltos do entorno e bordas do Pantanal, representam graves ameaças a este papagaio.
A espécie não é das mais visadas comercialmente para o contrabando, porque está entre aquelas que não falam muito, no entanto sua plumagem é muito bonita.
É uma espécie bastante tímida e que não aprende facilmente a falar como o papagaio-verdadeiro.
É considerado muito arisco, quando detecta a presença de qualquer indivíduo, voa e pousa em locais de difícil acesso.
Estes papagaios medem entre 25 a 27 centímetros de comprimento e pesam em torno de 300 gramas.
Ele possui uma plumagem verde clara, com barriga e cabeça de cor amarela, e bico é curvo rosado com uma mancha escura cor de chifre.
Alimentação do papagaio-galego
Eles consomem frutos, sementes e flores presentes no seu habitat. As espécies vegetais mais consumidas da ave são Pequi, Leucena, Pau-terra e Sucupira. Também consomem barro e casca de árvore.
Em criações pode-se usar rações para papagaios, sempre escolhendo as de melhor qualidade.
Reprodução do papagaio-galego
São aves monogâmicas, sendo que o este papagaio se nidifica em fendas, buracos naturais nas árvores e também utiliza cupinzeiros abandonados.
A fêmea bota em torno de 2 a 4 ovos, incubados por cerca de 28 dias. Após o nascimento o filhote será tratado por ambos os pais, até que consiga viver sozinho.
É um pássaro pouco acostumado a criações, por isso sua reprodução é um pouco complicada.
Saiba Tudo Sobre o papagaio-galego
Como baixar ou ouvir cantos do papagaio-galego
Você pode baixar o canto do papagaio-galego em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.