Saiba Tudo Sobre a Ararajuba

A ararajuba possui o nome científico de Guaruba guarouba. Ela pertence a família Psittacidae e em inglês é chamada de Golden Parakeet. É conhecida popularmente como guaruba, guarajuba e tanajuba. O preço de uma ararajuba legalizada está em torno de R$4000,00. Esta espécie é sociável, dócil, afetuosa e “conversadora”. Se criada em casa irá se alimentar sem se assustar, dormirá tranquilamente, e até mesmo poderá ser criadas com outras espécies de psitacídeos. A expectativa de vida da ave quando bem cuidada é de 20 a 30 anos. Conheça as demais espécies de araras.

Ararajuba

Distribuição da ararajuba

Encontrada exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e também ao sul do rio Amazonas, leste do rio Madeira, no nordeste de Rondônia e ao extremo norte de Mato Grosso. Também é encontrado nas terras baixas da calha do rio Amazonas e na borda do Planalto Central.

Características físicas da ararajuba

Esta espécie possui 34 centímetros de comprimento. Suas penas são predominantemente na cor amarelo vivo com as asas verdes brilhosas. Tem um grande bico cinza, anéis rosa claro em torno dos olhos, íris marrom e pernas rosa. Os machos e as fêmeas têm aparência externa idêntica. Os filhotes têm a plumagem predominantemente verde, os anéis em torno dos olhos são cinza-claro e as pernas são castanhas.

Alimentação da ararajuba

Sua alimentação é bastante variada e inclui sementes de mamona, frutos oleosos, mangas, castanha de caju, anani, murici, mamão, jabuticaba, açaí, flores, milho, celulose, broto, néctar, cascas e coquinhos.

Reprodução da ararajuba

O sistema de reprodução da ararajuba na natureza é quase único entre os Psitacídeos. O casal recebe ajuda do grupo composto por até 40 indivíduos, que irão criar e proteger os filhotes. Este comportamento é menos comum quando reproduzem em cativeiro já que muitas vezes abandonam seus filhotes após três semanas.

A maturidade sexual se inicia aos três anos de idade. A ararajuba é uma ave fiel, ficando sempre com a mesma companheira, mesmo vivendo em bandos. A época de reprodução começa em novembro e vai até fevereiro. A corte entre os casais envolve o penteamento mútuo da plumagem. A cópula dura cerca de dois minutos e em seguida o casal se dedica a explorar a região, procurando encontrar um bom lugar para o ninho.

Os ninhos são feitos em uma árvore alta com uma cavidade de mais de 2 m de profundidade e várias entradas. A fêmea de ararajuba irá botar em média 4 ovos. Eles guardam de forma agressiva o ninho, especialmente por conta das investidas feitas por tucanos, macacos, iraras e serpentes.

A incubação será revesada entre o macho e a fêmea. A duração é de cerca de 30 dias. Como o ninho é coletivo, a postura e eclosão se dão de forma assíncrona. Os casais começam a alimentar os filhotes por volta de 6 horas da manhã, e esse processo ocorrerá em torno de 8 vezes ao longo do dia.

Ao chegar com a comida os adultos começam a vocalizar e esse comportamento alerta as crias. Os filhotes de ararajuba se aproximam da entrada e também passam a vocalizar. Nos primeiros anos de maturidade sexual as ararajubas tendem a botar de 6 a 8 ovos inférteis. Em cativeiro elas retomam a reprodução quando seus filhotes são retirados do mesmo ambiente. Quando a ararajuba vai procriar, ela muda sua vocalização, que é “crá, crá, crá”, passando a gritar “cuó, cuó”.

Ameaça de Extinção da ararajuba

Devido à atratividade de sua plumagem, a espécie está sendo caçada ilegalmente para abastecer o comércio de animais de estimação. A exploração do seu habitat com o intenso desmatamento por madeireiras e as frequentes inundações tem prejudicado significativamente o seu desenvolvimento.

Em algumas culturas a ararajuba é considerada uma praga, devido a sua alimentação ter como base o milho cultivado, e por isso são caçadas para a alimentação ou como “passa tempo”. A população da ararajuba na natureza está estimada em apenas mil a 3 mil indivíduos, e está em declínio.

Como baixar ou ouvir cantos de ararajuba

Você pode baixar o canto da ararajuba em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da ararajuba

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!