A ararajuba possui o nome científico de Guaruba guarouba. Ela pertence a família Psittacidae e em inglês é chamada de Golden Parakeet.
É conhecida popularmente como guaruba, guarajuba e tanajuba. O preço de uma ararajuba legalizada está em torno de R$4000,00. Esta espécie é sociável, dócil, afetuosa e “conversadora”.
Se criada em casa irá se alimentar sem se assustar, dormirá tranquilamente, e até mesmo poderá ser criadas com outras espécies de psitacídeos.
A expectativa de vida da ave quando bem cuidada é de 20 a 30 anos.
Distribuição da ararajuba
Encontrada exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e também ao sul do rio Amazonas, leste do rio Madeira, no nordeste de Rondônia e ao extremo norte de Mato Grosso.
Também é encontrado nas terras baixas da calha do rio Amazonas e na borda do Planalto Central.
Características físicas da ararajuba
Esta espécie possui 34 centímetros de comprimento. Suas penas são predominantemente na cor amarelo vivo com as asas verdes brilhosas. Tem um grande bico cinza, anéis rosa claro em torno dos olhos, íris marrom e pernas rosa.
Os machos e as fêmeas têm aparência externa idêntica. Os filhotes têm a plumagem predominantemente verde, os anéis em torno dos olhos são cinza-claro e as pernas são castanhas.
Alimentação da ararajuba
Sua alimentação é bastante variada e inclui sementes de mamona, frutos oleosos, mangas, castanha de caju, anani, murici, mamão, jabuticaba, açaí, flores, milho, celulose, broto, néctar, cascas e coquinhos.
Em criações o mais comum é oferecer uma boa ração para araras.
Reprodução da ararajuba
O sistema de reprodução da ararajuba na natureza é quase único entre os Psitacídeos. O casal recebe ajuda do grupo composto por até 40 indivíduos, que irão criar e proteger os filhotes.
Este comportamento é menos comum quando reproduzem em criações já que muitas vezes abandonam seus filhotes após três semanas.
A maturidade sexual se inicia aos três anos de idade. A ararajuba é uma ave fiel, ficando sempre com a mesma companheira, mesmo vivendo em bandos.
A época de reprodução começa em novembro e vai até fevereiro. A corte entre os casais envolve o penteamento mútuo da plumagem.
A cópula dura cerca de dois minutos e em seguida o casal se dedica a explorar a região, procurando encontrar um bom lugar para o ninho.
Os ninhos são feitos em uma árvore alta com uma cavidade de mais de 2 m de profundidade e várias entradas. A fêmea de ararajuba irá botar em média 4 ovos.
Eles guardam de forma agressiva o ninho, especialmente por conta das investidas feitas por tucanos, macacos, iraras e serpentes.
A incubação será revezada entre o macho e a fêmea. A duração é de cerca de 30 dias. Como o ninho é coletivo, a postura e eclosão se dão de forma assíncrona.
Os casais começam a alimentar os filhotes por volta de 6 horas da manhã, e esse processo ocorrerá em torno de 8 vezes ao longo do dia.
Ao chegar com a comida os adultos começam a vocalizar e esse comportamento alerta as crias. Os filhotes de ararajuba se aproximam da entrada e também passam a vocalizar.
Nos primeiros anos de maturidade sexual elas tendem a botar de 6 a 8 ovos inférteis. Em criações elas retomam a reprodução quando seus filhotes são retirados do mesmo ambiente.
Quando vai procriar, ela muda sua vocalização, que é “crá, crá, crá”, passando a gritar “cuó, cuó”.
Ameaça de Extinção da ararajuba
Devido à atratividade de sua plumagem, a espécie está sendo caçada ilegalmente para abastecer o comércio de animais de estimação.
A exploração do seu habitat com o intenso desmatamento por madeireiras e as frequentes inundações tem prejudicado significativamente o seu desenvolvimento.
Em algumas culturas a ararajuba é considerada uma praga, devido a sua alimentação ter como base o milho cultivado, e por isso são caçadas para a alimentação ou como “passa tempo”.
A população da ararajuba na natureza está estimada em apenas mil a 3 mil indivíduos, e está em declínio.
Isso faz com que a criação e reprodução assistida sejam muito importantes para elevar o número de animais.
Veja também algumas outras informações e curiosidades sobre a coruja-rasga-mortalha.
Saiba Tudo Sobre a ararajuba
Como baixar ou ouvir cantos de ararajuba
Você pode baixar o canto da ararajuba em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.