A coruja-rasga-mortalha possui o nome científico de Tyto furcata. Ela pertence a família Tytonidae e é conhecida em inglês como American Barn Owl.
Esta ave é conhecida por muitos nomes que se referem a sua aparência e local que costuma frequentar, como:
- coruja-branca, coruja-de-prata, coruja-dourada, coruja-de-peito-branco, coruja-de-palha,
- coruja-das-torres, coruja-da-igreja, coruja-do-campanário, coruja-caverna, coruja-curral,
- coruja-demônio, coruja-fantasma, coruja-morte, coruja-de-noite,
- coruja-rato, coruja-de-pedra, coruja-passatempo, coruja-maquineta, coruja-delicada e principalmente como suindara.
Distribuição da coruja-rasga-mortalha
A rasga-mortalha pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Ela ocorre em todos os continentes, exceto em regiões polares e desérticas.
Sua distribuição geográfica inclui a Europa, a maior parte da África, o subcontinente Indiano, sudeste da Ásia , Austrália, muitas ilhas do Pacífico Norte, Central e do Sul, incluindo todos os estados Brasileiros.
A coruja-rasga-mortalha possui uma grande variedade de habitat, incluindo:
- campos abertos ou semi abertos,
- cavernas,
- savanas,
- pastagens, e áreas agrícolas,
- margem de valas de drenagem,
- córregos,
- áreas reflorestadas,
- estradas vicinais,
Características físicas da coruja-rasga-mortalha
A Suindara tem porte médio e mede cerca de 20 a 36 centímetros de comprimento. As asas são longas com uma envergadura de cerca de 75 a 110 centímetros.
O macho pesa em torno de 470 gramas e a fêmea 570 gramas. É uma espécie de cor pálida. A cabeça é branca com formato de coração e a plumagem do dorso é cinza ou marrom, assim como nas costas.
As partes inferiores variam do branco ao marrom e por vezes são manchadas de um tom escuro.
A forma quadrada de sua cauda é também uma forma de distinguir a coruja quando vista em voo. Os seus movimentos são oscilantes e costuma abrir as pernas balançando as penas brancas.
O rosto com o formato diferente e os olhos negros dão à ave, quando está voando, uma aparência estranha e surpreendente. a crista de penas acima do bico se assemelha a um nariz.
A expectativa de vida da coruja Suindara em meio selvagem é de até 10 anos.
Alimentação da coruja-rasga-mortalha
A coruja-rasga-mortalha é uma predadora de rapina com hábitos noturnos. Ela é altamente especializada para caçar pequenos animais como roedores, aves, invertebrados, lagartos, anfíbios, cobras, insetos, morcegos, marsupiais e répteis.
Como praticamente todas as corujas, o alimento é consumido inteiro.
Após a ingestão do alimento ocorrerá a separação dos pêlos, ossos e outras partes não digeríveis. Após 8 a 10 horas são formados bolos alimentares de aspecto úmido e preto, que serão vomitados.
Suas presas são geralmente engolidas inteiras. Mas existem alguns indivíduos que comem as presas pequenas por partes ou arrancam pequenos pedaços antes de engolir o resto da presa. Acredita-se que façam isso para saborear a carne e o sangue.
Também é comum que a coruja das torres não bebam água, retirando todo o líquido de que necessitam da carne que consome.
As crias mais velhas são alimentadas primeiro e algumas vezes os filhotes mais jovens morrem de fome. As aves mais velhas acabam comendo as suas irmãs já mortas, assegurando a sua sobrevivência.
Reprodução da coruja-rasga-mortalha
O casal é fiel para a vida toda, a menos que o companheiro morra, quando uma nova união será formada. A maturidade sexual dessa ave se inicia aos 10 meses e se reproduzem pelo menos 1 vez ao ano, em qualquer época.
O macho inicia a corte vocalizando para a fêmea, depois realiza um voo de exibição, incluindo fortes batidas de asas.
A fêmea da coruja-rasga-mortalha pode produzir cerca de 4 a 7 ovos que são postos com 2 ou 3 dias de diferença. Eles são colocados em um ninho feito no oco de uma árvore, prédio antigo ou fissura em um penhasco.
A fêmea tem a responsabilidade de incubação, que dura 32 dias, e ela e os jovens filhotes de coruja costumam ser dependentes do macho, que fica responsável por trazer o alimento.
Dentro de 50 dias os filhotes de coruja-rasga-mortalha já estão aptos a voar.
Normalmente não se separam de seus pais até os 3 meses de vida. Após aprenderem as técnicas da caça os jovens se afastam do território do ninho.
Quando um grande número de pequenas presas estão disponíveis a população da coruja suindara pode expandir-se rapidamente.
Aproveite também para ver mais informações sobre o falcão-peregrino.
Lenda da coruja-rasga-mortalha
A rasga-mortalha é o nome popular dessa coruja, especialmente na região norte e nordeste do Brasil. O atrito de suas asas, ao voar, produz o som de um pano que está sendo rasgado.
O povo acredita que quando esta coruja passa sobre a casa ou pousa no telhado e da um piado, caso alguém esteja doente, esta pessoa morrerá.
A lenda diz que uma jovem chamada suindara, daí um dos nomes da coruja, trabalhava como carpideira e era filha de Eliel, um feiticeiro muito temido na região.
Suindara era muito inteligente e respeitada e todos a chamavam de “coruja branca”. Porém a jovem começou a namorar Ricardo, filho de uma condessa chamada Ruth, que era muito preconceituosa e nunca aceitaria o romance.
Para o azar do casal Ruth descobriu o romance, marcou um encontro falso com suindara e mandou um empregado matar a jovem.
Por ser muito querida a cidade ficou em luto, enterrando suindara e fazendo uma bela coruja branca em sua cripta. O pai da jovem acabou descobrindo o crime e fez um poderoso ritual para se vingar da assassina.
Ele foi até o túmulo e fez com que o espirito da jovem entrasse na estátua da coruja, fazendo com que ela ganhasse vida própria.
Em seguida a coruja foi até a sacada da janela onde Ruth dormia e começou a fazer o seu piado característico, e ao amanhecer Ruth estava morta, com as roupas todas rasgadas. A partir daí a coruja ganhou a fama de ser agourenta.
Saiba Tudo Sobre a coruja-rasga-mortalha
Como baixar ou ouvir cantos de coruja-rasga-mortalha
Você pode baixar o canto da coruja-rasga-mortalha em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.