Saiba Tudo Sobre a Coruja-rasga-mortalha

A coruja-rasga-mortalha possui o nome científico de Tyto furcata. Ela pertence a família Tytonidae e é conhecida em inglês como American Barn Owl. Esta ave é conhecida por muitos nomes que se referem a sua aparência como Coruja-branca, Coruja-de-prata, Coruja-demônio, Coruja-fantasma, Coruja-morte, Coruja-de-noite, Coruja-rato, Coruja-caverna, Coruja-de-pedra, Coruja-passatempo, Coruja-maquineta, Coruja-de-peito-branco, Coruja-dourada, Coruja-de-palha, Coruja-curral, Coruja-delicada, Coruja-das-torres, Coruja-da-igreja, Coruja-do-campanário e principalmente como suindara.

Coruja-rasga-mortalha

Distribuição da coruja-rasga-mortalha

A rasga-mortalha pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Ela ocorre em todos os continentes, exceto em regiões polares e desérticas. Sua distribuição geográfica inclui a Europa, a maior parte da África, o subcontinente Indiano, sudeste da Ásia , Austrália, muitas ilhas do Pacífico Norte, Central e do Sul, incluindo todos os estados Brasileiros.

A coruja-rasga-mortalha possui uma grande variedade de habitats. Neles se incluem campos abertos ou semi abertos, cavernas, savanas, pastagens, áreas agrícolas, margem de valas de drenagem, córregos, áreas reflorestadas, estradas vicinais, forros de igreja e forros de casas altas.

Características físicas da coruja-rasga-mortalha

A Suindara tem porte médio e mede cerca de 20 a 36 centímetros de comprimento. As asas são longas com uma envergadura de cerca de 75 a 110 centímetros. O macho pesa em torno de 470 gramas e a fêmea 570 gramas. É uma espécie de cor pálida. A cabeça é branca com formato de coração e a plumagem do dorso é cinza ou marrom, assim como nas costas. As partes inferiores variam do branco ao marrom e por vezes são manchadas de um tom escuro.

A forma quadrada de sua cauda é também uma forma de distinguir a coruja quando vista em voo. Os seus movimentos são oscilantes e costuma abrir as pernas balançando as penas brancas. O rosto com o formato diferente e os olhos negros dão à ave, quando está voando, uma aparência estranha e surpreendente. a crista de penas acima do bico se assemelha a um nariz. A expectativa de vida da coruja Suindara em meio selvagem é de até 10 anos.

Alimentação da coruja-rasga-mortalha

A coruja-rasga-mortalha é uma predadora de rapina com hábitos noturnos. Ela é altamente especializada para caçar pequenos animais como roedores, aves, invertebrados, lagartos, anfíbios, cobras, insetos, morcegos, marsupiais e répteis. Como todas as corujas, o alimento é consumido inteiro.

Após a ingestão do alimento ocorrerá a separação dos pêlos, ossos e outras partes não digeríveis. Após 8 a 10 horas são formados bolos alimentares de aspecto úmido e preto, que serão vomitados. Suas presas são geralmente engolidas inteiras. Mas existem alguns indivíduos que comem as presas pequenas por partes ou arrancam pequenos pedaços antes de engolir o resto da presa. Acredita-se que façam isso para saborear a carne e o sangue.

Também é comum que a coruja das torres não bebam água, retirando todo o líquido de que necessitam da carne que consome. As crias mais velhas são alimentadas primeiro e algumas vezes os filhotes mais jovens morrem de fome. As aves mais velhas acabam comendo as suas irmãs já mortas, assegurando a sua sobrevivência.

Reprodução da coruja-rasga-mortalha

O casal é fiel para a vida toda, a menos que o companheiro morra, quando uma nova união será formada. A maturidade sexual dessa ave se inicia aos 10 meses e se reproduzem pelo menos 1 vez ao ano, em qualquer época. O macho inicia a corte vocalizando para a fêmea, depois realiza um voo de exibição, incluindo fortes batidas de asas.

A fêmea da coruja-rasga-mortalha pode produzir cerca de 4 a 7 ovos que são postos com 2 ou 3 dias de diferença. Eles são colocados em um ninho feito no oco de uma árvore, prédio antigo ou fissura em um penhasco. A fêmea tem a responsabilidade de incubação, que dura 32 dias, e ela e os jovens filhotes de coruja costumam ser dependentes do macho, que fica responsável por trazer o alimento. Dentro de 50 dias os filhotes de coruja-rasga-mortalha já estão aptos a voar.

Normalmente não se separam de seus pais até os 3 meses de vida. Após aprenderem as técnicas da caça os jovens se afastam do território do ninho. Quando um grande número de pequenas presas estão disponíveis a população da coruja suindara pode expandir-se rapidamente.

Lenda da coruja-rasga-mortalha

A rasga-mortalha é o nome popular dessa coruja, especialmente na região norte e nordeste do Brasil. O atrito de suas asas, ao voar, produz o som de um pano que está sendo rasgado. O povo acredita que quando esta coruja passa sobre a casa ou pousa no telhado e da um piado, caso alguém esteja doente, esta pessoa morrerá.

A lenda diz que uma jovem chamada suindara, daí um dos nomes da coruja, trabalhava como carpideira e era filha de Eliel, um feiticeiro muito temido na região. Suindara era muito inteligente e respeitada e todos a chamavam de “coruja branca”. Porém a jovem começou a namorar Ricardo, filho de uma condessa chamada Ruth, que era muito preconceituosa e nunca aceitaria o romance. Para o azar do casal Ruth descobriu o romance, marcou um encontro falso com suindara e mandou um empregado matar a jovem.

Por ser muito querida a cidade ficou em luto, enterrando suindara e fazendo uma bela coruja branca em sua cripta. O pai da jovem acabou descobrindo o crime e fez um poderoso ritual para se vingar da assassina.  Ele foi até o túmulo e fez com que o espirito da jovem entrasse na estátua da coruja, fazendo com que ela ganhasse vida própria. Em seguida a coruja foi até a sacada da janela onde Ruth dormia e começou a fazer o seu piado característico, e ao amanhecer Ruth estava morta, com as roupas todas rasgadas. A partir daí a coruja ganhou a fama de ser agourenta.

Como baixar ou ouvir cantos de coruja-rasga-mortalha

Você pode baixar o canto da coruja-rasga-mortalha em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da coruja-rasga-mortalha

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!