Saiba Tudo Sobre o Pássaro-preto

O pássaro-preto possui o nome científico de Gnorimopsar chopi. Ele pertence a família Icteridae e em inglês é chamado de Chopi Blackbird. Ele também sendo conhecido como graúna, chico-preto (Maranhão e Piauí), arranca-milho, chopim, chupim (São Paulo), chupão (Mato Grosso), assum-preto e cupido (Ceará), melro e craúna (Paraíba).

Pássaro-preto

Pássaro-preto ou chupim?

Muitas pessoas acabam confundindo esta ave com o Chupim (Molothrus bonariensis).  O chupim é um pássaro muito conhecido por ser parasita de outras aves. Ele tem o costume de fazer a postura de seus ovos no ninho de outras espécies, especialmente do tico-tico. O chupim é mais esguio e possui as penas num tom mais brilhante e violáceo. Já o pássaro-preto é maior e possui as penas bem negras. Ele também cuida dos seu próprios filhotes.

Existem 2 subespécies, a Gnorimopsar chopi chopi e a Gnorimopsar chopi sulcirostris. As duas são praticamente iguais, diferindo apenas no tamanho da sulcirostris que é maior e existe no norte/nordeste. A subespécie chopi é menor e existe na região sul/sudeste do Brasil.

Distribuição do pássaro-preto

Eles são comumente encontrados em áreas agrícolas, buritizais, pinheirais, pastagens e áreas pantanosas, plantações com árvores isoladas ou mortas e remanescentes da mata. Sua presença está fortemente associada a palmeiras, vivendo em grupos pequenos e barulhentos, sendo muito sociáveis. Pode ser encontrado em todo o Brasil, exceção a região Amazônica. Também é encontrado também no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Características físicas do pássaro-preto

O pássaro-preto mede entre 21 a 26 centímetros de comprimento, tendo o corpo totalmente negro, inclusive pernas, bico, olhos e penas, o que lhe rendeu o seu nome popular. Os machos costumam ter as penas negras num tom metálico, enquanto fêmeas são mais foscas. Os filhotes de pássaro-preto e as aves jovens não possuem penas perto dos olhos. Quando adultos tornam-se um dos pássaros canoros mais apreciados do país. A fêmea de pássaro-preto também tem costume de cantar.

Alimentação do pássaro-preto

Ele é onívoro, ou seja, come praticamente de tudo, como frutos, sementes, insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados. Um dos alimentos preferidos são os cocos maduros da palmeira buriti. É um pássaro muito inteligente, sendo flagrado “cavando” a procura de sementes de milho que acabaram de ser plantadas.

Reprodução do pássaro-preto

Com cerca de 1 ano e meio ele estará apto para reproduzir, então fará seu ninho em árvores ocas, troncos de palmeiras, aproveitará ninhos de pica pau ou joão de barro, buracos em mourões, dentro do penacho de coqueiros e nas densas copas dos pinheiros. Outros bons locais para seus ninhos são buracos em barrancos ou cupinzeiros terrestres.

Não é tão simples formar casais em cativeiro, sendo que eles se adaptam melhor em viveiros arborizados com pelo menos 1 metro de largura por 2 de altura e 3 de profundidade. Você poderá utilizar ninhos de madeira, com 15 centímetros de comprimento por 15 de largura e 15 de profundidade. Durante a época de acasalamento tornam-se muito territorialistas. Cada ninhada terá de 3 a 4 ovos, sendo que ele é capaz de se reproduzir por 2 ou 3 vezes no ano. A fêmea chocará os ovos por 18 dias e contará com a ajuda do macho para cuidados dos filhotes.

Canto do pássaro-preto

É um dos pássaros brasileiros mais apreciados pelo canto, sendo uma das primeiras aves a começar cantar pela manhã. Seu canto é muito característico e alto, sendo formado por uma seqüência de assobios agudos entremeados de notas mais baixas. Eles costuram responder ao canto de outros pássaros pretos, formando uma verdadeira “batalha de cantos”. É comum vê-lo cantando até mesmo nos momentos mais quentes do dia.

Como baixar ou ouvir cantos do pássaro-preto

Você pode baixar o canto do pássaro-preto em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do pássaro-preto

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 8 votos - Média: 4.9 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!