Saiba Tudo Sobre a Gralha-azul

A gralha-azul é uma ave da família Corvidae. Seu nome científico é Cyanocorax caeruleus e em inglês é conhecida como Azure Jay. A ave é considerada o símbolo do estado do Paraná. Também é a mascote do Paraná Clube, importante time de futebol de Curitiba. Aproveite para conhecer outras espécies de gralhas.

Gralha-azul

Distribuição da gralha-azul

Seu habitat natural é a floresta de araucárias do sul do Brasil. Para conseguir suprir a escassez de alimentos na região, a ave se distribuiu, atingindo desde o sul do Estado do Rio de Janeiro até o Estado do Rio Grande do Sul. É comum vê-la na mata atlântica da serra do mar.

Ela prefere as bordas de florestas e capoeiras arbóreas, principalmente em pinheirais. Também está presente em regiões de mata atlântica ou mesmo ilhas florestadas da baía de Paranaguá e planície litorânea.

Características físicas da gralha-azul

A gralha-azul mede em torno de 40 centímetros de comprimento. Sua plumagem predominante é de cor azul brilhante. A cabeça, a parte frontal do pescoço e a superior do peito é preta. Não há dimorfismo sexual, no entanto as fêmeas costumam ser um pouco menores.

As gralhas azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados. Inclusive existem divisão de clãs, com bandos que se mantêm estáveis por até duas gerações. Esta organização social baseada em grupos familiares permite que os filhotes de gralha-azul da ninhada anterior fiquem com os pais, auxiliando na criação dos novos filhotes.

Alimentação da gralha-azul

São onívoros, ou seja, comem praticamente tudo. Elas se alimentam de insetos, anfíbios, lagartos, ovos e filhotes de outras aves, frutos, pinhão, bagas, restos de alimentos humanos, como pão, biscoito e arroz. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da Araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

Reprodução da gralha-azul

No período reprodutivo, que se inicia em outubro e vai até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos. Estes são feitos no alto das árvores, principalmente na coroa central da Araucária. O ninho é confeccionado de gravetos, fica com cerca de 50 centímetros de diâmetro e tem a forma de xícara. A fêmea de gralha-azul põe em média 4 ovos pequenos e de cor azul com branco.

Lenda da gralha-azul

Diz a lenda da gralha-azul que a muito tempo atrás, a gralha-azul era apenas uma Gralha-parda, semelhante as outras de sua espécie. Mas um dia ela resolveu pedir para Deus lhe dar uma missão que lhe faria muito útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a Gralha pegou com seu bico, com muita força e cuidado. Abriu o fruto e comeu a parte mais fina. A outra parte mais gordinha resolveu guardar para depois, enterrando a no solo.

Alguns dias depois ela havia esquecido o local onde havia enterrado o restante do pinhão. A gralha procurou muito, mas não encontrou aquela outra parte do fruto. Porém, ela percebeu que havia nascido na área onde havia enterrado uma pequena Araucária. Então, toda feliz, a gralha azul cuidou daquela árvore com todo amor e carinho. Quando o pinheiro cresceu e começou a dar frutos, ela começou a comer uma parte dos pinhões e enterrar a parte mais gordinha (semente), dando origem a novas araucárias.

Em pouco tempo, conseguiu cobrir grande parte do Estado do Paraná com milhares de pinheiros. Isso deu origem a floresta de Araucária. Quando Deus viu o trabalho da gralha-azul, resolveu dar um prêmio a ela. Pintou suas penas da cor do céu, para que as pessoas pudessem reconhecer aquele pássaro, seu esforço e dedicação. Assim, a gralha que era parda, tornou-se azul.

Canto da gralha-azul

As gralhas-azuis são aves muito inteligentes, sua comunicação entre os indivíduos é bastante complexa, consta de pelo menos 14 vocalizações bem distintas.

Como baixar ou ouvir cantos da gralha-azul

Você pode baixar o canto da gralha-azul em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da gralha-azul

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 4.5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!