O forpustem o nome científico de forpus coelestis, pertencem a família Psittacidae e em inglês são chamados de Pacific parrotlet.
É altamente adaptável a criações, porém deve ter um espaço adequado para um casal. Sua personalidade é dócil e silenciosa e aliado ao manejo simples, tornou-se uma ave muito companheira e apreciada pelos brasileiros.
Distribuição do forpus
São encontrados no Equador, ao longo do oceano Pacífico, Peru e Venezuela.
Vivem nas regiões de florestas secas tropicais ou subtropicais, florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, matagal árido tropical ou subtropical e florestas secundárias altamente degradadas.
Características físicas do forpus
Eles medem cerca de 12 a 13 centímetros, quando bem cuidados a expectativa de vida chega até aos 15 anos.
É facilmente distinguido o macho da fêmea. O macho possui uma faixa azul brilhante que parte dos olhos e se prolonga até a nuca. Este mesmo azul surge ainda por debaixo das suas asas e na parte terminal das costas.
A fêmea de forpus possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as marcações azuis do macho.
Normalmente as fêmeas são verdes, no entanto pode acontecer em algumas fêmeas terem também as riscas azuis na cabeça, mas não possuem azul na calda, sendo esta toda verde.
Alimentação do forpus
Em criações podem ser alimentadas com uma ração própria para periquitos e também com uma mistura de sementes. Girassol, alpiste, painço, linhaça, semente de abóbora e aveia são os preferidos.
Deve ser oferecido frutas como uva, morango, banana, goiaba, maçã sem sementes, maracujá e mamão.
Gostam também de jiló, milho verde, couve, almeirão, cenoura, pepino, ervilhas, amendoim, beterraba e berinjela, e alguns chegam a comer feijão pré-cozido e pão.
Na natureza alimentam-se de sementes de capim e plantas herbáceas, bagas, frutos, brotos, coquinhos e flores.
Reprodução do forpus
Esta espécie se reproduz com facilidade. Estão aptos a reprodução por volta dos 12 meses de idade. É comum reproduzirem só no segundo ano de vida.
Excepcionalmente em alguns casos podem acasalar com apenas 8 meses de idade. Podem ter 4 posturas durante o ano. A fêmea bota de 4 a 6 ovos, podendo em alguns casos chegar a 10 ovos.
A incubação dura 17 dias e os filhotes deixam os ninhos com 30 dias de vida. Após 15 dias fora do ninho, já podem ser separadas dos pais.
Um truque utilizado para potencializar as posturas é fornecer o som de água corrente. Você pode usar um motor de aquário, daqueles exteriores, jogando água para dentro de uma vasilha na gaiola ou então um som gravado.
A lógica do truque os forpus são originários de uma região árida e o barulho da água corrente lhe dará a sensação de abundância de alimentos.
O ninho de preferência deverá ser o da forma de L com duas câmaras, uma de “choco” e outra para o macho. Assim o índice de quebra de ovos diminuirá.
O material do ninho poderá ser de pinho, lascas finas de caules e capim seco.
Comportamento do forpus
São calmos, silenciosos, inteligentes, curiosos e teimosos e brincalhões. Quando domesticado e treinado se alimentam na mão dos criadores, porém devem ser ensinados ainda filhotes.
E depois de acostumados e ambientados no novo lar ficam bastante dóceis. Além do comportamento admirável a coloração das penas são bastante atrativas.
Canto do forpus
Como falamos, o forpus não é muito vocal, mas ele faz pequenos barulhos e dificilmente ele conseguirá aprender a imitar ou assobiar algo.
Veja também mais informações sobre o Periquitão-maracanã.
Saiba Tudo Sobre o forpus
Como baixar ou ouvir cantos de forpus
Você pode baixar o canto do forpus em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.