O gavião-de-cauda-curta possui o nome científico de Buteo brachyurus. Ele pertence a família Accipitridae e em inglês é chamado de Short-tailed Hawk. É uma espécie bem comum de ser encontrada no Brasil. Normalmente é encontrado sozinho e ocasionalmente aos pares fora da época de reprodução.
Página de Conteúdos
Distribuição do gavião-de-cauda-curta
Este gavião tem uma grande distribuição. Está presente desde o México e o estado americano da Flórida até o norte da Argentina. Basicamente não está presente apenas no Chile e no Uruguai. No Brasil está presente em diversos ambientes, desde florestas até áreas urbanizadas. Eles habitam basicamente os mesmos ambientes que o gavião-carijó, porém é uma espécie mais rara.
Características físicas do gavião-de-cauda-curta
Quando adulto mede entre 37 a 44 centímetros, com cerca de 1 metro de envergadura. O peso varia entre 400 a 600 gramas, sendo que as fêmeas de gavião-de-cauda-curta são maiores. A espécie possui dois tipos de coloração. Uma delas possui o peito, pescoço e parte de baixo das asas branco, com bochechas e asas pretas. Já a outra coloração é toda negra, porém ela é bem mais incomum.
Alimentação do gavião-de-cauda-curta
Ele prefere caçar em área abertas ou então em florestas fechadas. Sua preferência é claramente por outras aves de menor porte. Como falamos, a principal fonte de alimento são outras aves, porém, na falta destas irão capturar pequenos répteis, invertebrados, anfíbios e roedores. Costuma ficar sobrevoando a copa das árvores, em grandes altitudes, e ao encontrar uma presa se arremessa com grande velocidade para o ataque. Aves que estão no seu cardápio são o gavião-miúdo e o quiriquiri.
Reprodução do gavião-de-cauda-curta
Durante a época de acasalamento o macho irá fazer algumas manobras aéreas e vocalizações, buscando conquistar a fêmea. Irão fazer o ninho com gravetos e ramos secos. Ele fica localizado no topo de árvores, geralmente entre 12 a 30 metros de altura. A fêmea irá incubar de 1 a 2 ovos por 32 a 39 dias e normalmente apenas 1 filhote irá sobreviver.
Com cerca de 35 a 40 dias o filhote de gavião-de-cauda-curta sairá do ninho e será alimentado pelos pais até completar cerca de 4 meses. O macho será o responsável por trazer alimentos tanto para a fêmea quanto para o filhote.
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-de-cauda-curta
Você pode baixar o canto do gavião-de-cauda-curta em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.
Canto do gavião-de-cauda-curta
É GRATUITO!!!
Saiba os segredos para criar pássaros!
Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.
Artigos Relacionados!
Não vá embora sem deixar um comentário!